Política

Walter Alves é o parlamentar do RN mais assíduo na Câmara Federal, enquanto Antônio Jácome se destaca como campeão de faltas

ENQUANTO O DEPUTADO WALTER ALVES SE DESTACA PELA ASSIDUIDADE NA CÂMARA FEDERAL....

ENQUANTO O DEPUTADO WALTER ALVES SE DESTACA PELA ASSIDUIDADE NA CÂMARA FEDERAL….

…… O SEU COLEGA ANTÔNIO JÁCOME É O CAMPEÃO DE FALTAS DA BANCADA DO RN

Dos oito integrantes da bancada federal do Rio Grande do Norte, o deputado federal Walter Alves (PMDB) se destaca por cumprir o que é sua obrigação, como todo e qualquer servidor público: comparecer ao trabalho. O parlamentar, em 2016, é o que menos acumula faltas na bancada potiguar e registra 4 ausências – duas delas justificadas – durante o ano que passou. O mesmo não se pode dizer do deputado federal Antônio Jácome (PTN), que teve um total de 21 faltas, sendo 19 delas justificadas.

Depois de Walter Alves, o deputado Felipe Maia (DEM) é o parlamentar potiguar mais presente nas sessões da Câmara Federal, registrando um total de 6 faltas, sendo quatro delas justificadas. Já os deputados  Fábio Fária (PSD), Rafael Mota (PSB) e Rogério Marinho (PSB) estão na vice-liderança no ranking dos faltosos, cada um ostentando um total de 10 faltas.

As justificativas de faltas, abonadas pela Câmara, são as mais variadas possíveis e vão desde a apresentação de atestados médicos, ao cumprimento de missões oficiais ou compromissos políticos nos estados de origem de cada parlamentar.

No computo geral, em um ano marcado pelo agravamento das crises política e econômica, os deputados federais brasileiros acumularam 5.883 faltas nos 94 dias em que as presenças foram exigidas. Dessas, 68% foram abonadas pela Câmara. Os números indicam que aumentou a média de falta por sessão em comparação com o ano anterior: saltou de 49 para 62 parlamentares, segundo o Congresso Em Foco.

Em 2015, os deputados somaram 6.113 ausências em 125 dias de sessão deliberativa. O total de ausências perdoadas tende a crescer: os congressistas têm até 30 dias para justificar suas faltas, exceto no caso de problemas de saúde. Nesse caso, podem apresentar o documento quando bem entenderem.

Eis a lista dos deputados do RN que mais faltaram segundo levantamento do Congresso Em Foco

Deputado Partido UF Sessões Presenças Falta não justificada Falta justificada Ausências totais
Antônio Jácome PTN RN 94 73 2 19 21
Fábio Faria PSD RN 94 84 3 7 10
Rafael Motta PSB RN 94 84 5 5 10
Rogério Marinho PSDB RN 94 84 1 9 10
Zenaide Maia PR RN 94 84 2 8 10
Beto Rosado PP RN 94 87 6 1 7
Felipe Maia DEM RN 94 88 2 4 6
Walter Alves PMDB RN 94 90 2 2 4
Deputado Partido UF Sessões Presenças Falta não justificada Falta justificada Ausências totais

Deixe um Comentário