Natal

Vereadores e servidores municipais participam do Encontro Regional Interlegis

O EVENTO ACONTECEU NA ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO, NO CENTRO ADMINISTRATIVO. (FOTO: VERONICA MACEDO)

Em parceria com a Câmara Municipal de Natal e a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam), o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, realizou o Encontro Regional Interlegis. O evento, que teve a presença do senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN), aconteceu na  Escola de Governo do Estado, no Centro Administrativo, reuniu vereadores e servidores com palestras e debates sobre capacitação, modernização do legislativo e eleições.

“Esse encontro, desenvolvido pelo Senado Federal, é um evento importante porque o Senado tem um conhecimento e uma experiência muito grande da modernização do processo legislativo. Através desse encontro estaremos atualizando e capacitando vereadores e servidores no âmbito legislativo”, disse Garibaldi Alves.

A programação contou com  palestras sobre os temas “O ILB e a Modernização do Legislativo”, “Capacitação no Legislativo”, “Eleições 2018 e suas disciplinas legais”. A coordenadora de eventos do ILB, Dalva Dutra, explicou que o objetivo do Programa é modernizar o processo legislativo nas Câmaras Municipais de todo o Brasil.

” O Instituto Legislativo Brasileiro viaja pelo Brasil com o objetivo de capacitar o legislativo com oficinas como o SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, onde as Câmaras Municipais passarão a ter um controle maior sobre os processos legislativos, sobre as matérias executadas na instituição, temos oficina do Portal Modelo, que traz a forma como os municípios devem ser transparentes, entre outras”, informou Dalva.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Raniere Barbosa (AVANTE), destacou que através da capacitação proporcionada pelo Programa Interlegis os trabalhos legislativos vão se tornar mais eficientes e mais produtivos.  “O fortalecimento institucional se torna real quando há uma qualificação e capacitação de todos os agentes que trabalham dentro do legislativo. É de suma importância termos um bom nível de profissionais que vão desenvolver e transmitir os trabalhos desempenhados nas Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte.”, afirmou o presidente da Câmara, Raniere Barbosa.

O vereador Felipe Alves (MDB)  destacou a relevância da capacitação para a execução de um bom mandato. “Além de, como representantes do povo, termos a dedicação, precisamos estar capacitados para desempenhar um bom mandato e prestar um serviço digno para a população, por isso a importância de em evento como esse com informações que colaboram com a nossa atividade”, concluiu Felipe.

(FOTO: VERONICA MACEDO)


Deixe um Comentário