Natal

Vereador pede entendimento entre Estado e município sobre proteção na Newton Navarro

SUELDO MEDEIROS LEMBROU QUE A QUESTÃO FOI JUDICIALIZADA HÁ CINCO ANOS, MAS SEGUE SEM DEFINIÇÃO ENQUANTO A INCIDÊNCIA DE SUICÍDIOS AUMENTA.

O vereador Sueldo Medeiros (PHS) se pronunciou na Câmara Municipal, nessa quarta-feira (23), para que o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal firmem parceria para instalar rede de proteção ou aumentar o alambrado da Ponte Newton Navarro. Ele lembrou que a questão foi judicializada há cinco anos, mas segue sem definição enquanto a incidência de suicídios aumenta.

Segundo Sueldo, mais de dez anos depois de inaugurada, a Ponte Newton Navarro ainda apresenta falhas no sistema de segurança para a prevenção de suicídios. Desde 2013, como contou ele, município e Estado divergem sobre a montagem de uma rede de proteção a fim de evitar a investida de quem pretende tirar a própria vida, em razão de ação movida pela Promotoria do Meio Ambiente.

A tela, de acordo com a Promotoria, protegeria a integridade física das pessoas que utilizam o passeio público, assim como os barcos que navegam nas águas do rio e seus respectivos ocupantes. Para ele, o aumento do alambrado poderia ser uma solução mais viável e igualmente efetiva para a questão.

“O suicídio é um problema de saúde pública. É um assunto que precisa ser mais discutido e algumas medidas, tomadas. A rede tem o objetivo maior de salvar vidas. O aumento do alambrado também cumpre esse papel. Enquanto a questão não é resolvida pelos entes, um dos maiores cartões postais da cidade segue sendo cenário de dor e partida”, comentou o vereador.

Sueldo alertou ainda sobre a necessidade de melhorar o atual sistema de monitoramento da Ponte, executado por poucas câmeras, com vários pontos cegos no vão central. Ele ainda destacou a necessidade de o Estado treinar policiais que atuam na área para abordar adequadamente os que tentam suicidar-se no local. A ação tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública.



Deixe um Comentário