Política

Vereador Herberth Sena solicita inclusão de autistas em grupo prioritário para vacinação

FOTO: DIVULGAÇÃO

Acompanhando o primeiro dia de vacinação em Natal, o vereador Herberth Sena (PL) solicitou ao prefeito Álvaro Dias (PSDB), nesta manhã (20), a inclusão de pessoas com autismo nos grupos prioritários para a vacinação contra a COVID-19.

Somando-se ao pleito do vereador Tércio Tinôco (PP), que solicitou a inclusão de pessoas com deficiência, Herberth ressaltou que autistas também estão neste grupo, embora ainda existam muitas barreiras sociais para o reconhecimento.

“As pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo foram enquadradas como pessoas com deficiência em 2012, com a Lei Berenice Piana”, lembra Herberth. “Isto garante a elas todos os direitos já conquistados”.

Embora possam ter a mesma chance que outras de desenvolverem a forma grave ou morrerem em decorrência da COVID-19, as pessoas autistas e com deficiência em geral podem ter mais risco de contaminação, por não conseguirem seguir todos os protocolos de biossegurança, por exemplo.

“Nosso mandato dedicará atenção especial às pessoas com TEA, que ainda são muito invisibilizadas e precisam conquistar mais espaços para efetivarem a sua cidadania”, diz o vereador.


Comente aqui