Cidades

UFRN aprova criação de curso técnico em Cuidados de Idosos

FOTO: CÍCERO OLIVEIRA

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, nessa terça-feira (7), a criação do curso técnico em Cuidados de Idosos da Escola de Saúde (ESUFRN). Na modalidade presencial, a capacitação tem o objetivo de formar técnicos em uma perspectiva cidadã, integral e crítica, para intervenções individuais e coletivas, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, políticas, humanas e éticas.

De acordo com a UFRN, a necessidade do curso se dá em virtude das mudanças sociodemográficas que indicam um aumento da população idosa. Nesse sentido, fundamentado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e no compromisso com a qualidade do ensino, o curso de educação profissional técnica de nível médio visa ofertar formação em Cuidados de Idosos sobre o processo saúde e doença, abordando temas relativos à cidadania, à política, às condições de vida e à organização dos grupos e suas relações, incluindo a família.

A formação tem o intuito ainda de desenvolver conhecimentos sobre os cuidados com pessoas idosas hígidas, acamadas, domiciliadas no território da atenção básica ou em instituições; prover conhecimentos técnicos sobre os cuidados da pessoa idosa, estimulando atividades de lazer e ocupacionais para contribuir com a autonomia e melhoria da qualidade de vida; incentivar uma atitude proativa em busca de melhorias contínuas; desenvolver habilidades e competências técnicas, políticas, éticas, humanas e educativas que assegurem ao técnico o aprimoramento do seu processo de trabalho com compromisso e responsabilidade nas suas atividades práticas.

Com carga horária de 800h e com previsão de oferta de 40 vagas anuais, o ingresso no curso ocorrerá mediante aprovação em processo seletivo classificatório, conforme edital a ser publicado pela ESUFRN. Para a seleção, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio.



Comente aqui