Turismo

Turismo: Fábio Faria defende deputados e senadores do RN da pecha de “inertes” e dá “alfinetada” no governo Fátima Bezerra

Fábio Farias acredita que a perda de voos comerciais não tem a ver com a atuação da bancada federal

Ao defender a bancada federal potiguar sobre a inércia que deputados e senadores do Rio Grande do Norte nutrem com relação ao fortalecimento do setor turístico estadual, o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN), através de sua conta pessoal no micro blog Twitter, optou por alfinetar o governo Fátima Bezerra: “não vejo notícias de que o governo visitou a Latam, a Gol, a Azul, que se reuniu com grandes operadoras de turismo. Os estados que têm conquistado novos voos estão justamente oferecendo parcerias, incentivos fiscais às companhias aéreas”, disse o parlamentar na rede social.

Procurada pelo BLOG DO FM, a secretária estadual de Turismo, Aninha Costa, preferiu não valorizar as declarações do parlamentar federal. “A hora é de trabalhar e não de polemizar. É isso que estamos fazendo: trabalhando”, disse a gestora.

A “alfinetada” na gestão Fátima Bezerra desferida por Faria aconteceu no mesmo dia em que a governadora anunciou a assinatura de um novo decreto estadual que estabelece regras para a redução da cobrança de impostos no querosene de aviação (QAV), “amarrando” o recebimento do benefício ao cumprimento de metas, que inclui aumento e regularidade de voos, inclusive internacionais, por parte das aéreas, diferentemente do que aconteceu na gestão do ex-governador Robinson Farias, pai de Fábio, que concedeu redução de impostos semelhante, sem, no entanto “amarrar” regras claras para que as companhias aéreas pudessem gozar do benefício.

Deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) cobrou do governo estadual investimentos no turismo estadual.

A defesa da bancada protagonizada por Fábio Faria é uma consequência do teor de um editorial veiculado ontem pelo BLOG DO FM, que, sob o título, “Turismo do RN definha, sob a vergonhosa apatia de uma bancada federal inerte”, mostrou a falta de empenho dos parlamentares potiguares na defesa dos interesses do setor turístico do RN, postura que difere a dos deputados e senadores do Ceará, estado que vem acumulando novos voos e outras conquistas no setor.

Deputado federal Fábio Faria (PSD/RN), usou sua conta pessoal no micro blog Twitter para comentar a perda de voos comerciais no RN.

 “Apoiar em reuniões”

Embora reconheça que o turismo potiguar esteja definhando “nos últimos meses”, Fábio Faria acredita que a perda de voos comerciais não tem a ver com a atuação da bancada federal. Para o parlamentar do PSD, o que deputados e senadores podem fazer “é apoiar o governo” em reuniões com companhias aéreas e grandes operadores de turismo. “Fizemos muito isso no governo passado, em inúmeras audiências com companhias aéreas e grandes corporações, tratando sobre redução do ICMS do QAV e as políticas de incentivo”, disse.

Fábio ressalta ainda que  “não é prerrogativa da bancada federal investir em divulgação no Brasil e no exterior. Muito menos elaborar leis de incentivo estadual para atrair novos voos. Essa é uma ação política de responsabilidade do governo estadual, que deve ser permanente, especialmente nesse momento de crise econômica”.

Para ele, cabe ao executivo divulgar o RN como destino e investir no turismo, para gerar emprego e renda.


Deixe um Comentário