Cidades

Semsur inicia modernização da iluminação da orla da Praia do Forte

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou ontem (04), a implantação dos novos postes com luminárias em LED de alta potência na avenida Presidente Café filho, no trecho entre as Praias do Meio e do Forte. A previsão da Semsur é de que até a próxima segunda-feira (09), as luzes de parte dos postes já estarão acesas.

O trabalho de modernização e eficientização da iluminação da orla urbana de Natal, que começou em Ponta Negra, seguindo pela Via Costeira, também já está sendo realizado desde a semana passada, em toda a Ponte Newton Navarro, numa extensão de dois quilômetros que liga as praias do Forte e Redinha.

O projeto é responsável pela substituição de todo o sistema de iluminação, postes e cabeamentos já corroídos pela oxidação provocada pela maresia. A modernização de iluminação da orla vai possibilitar mais segurança, conforto e bem-estar a motoristas e frequentadores da orla de Natal, além de bastante economia no consumo de energia elétrica aos cofres públicos municipais.

De acordo com o secretário Irapoã Nóbrega, a Semsur vem priorizando as áreas com maior necessidade de melhoria. “Por se tratar de equipamentos antigos, as Praias do Forte e do Meio vinham enfrentando constantes apagões. Com a modernização, esse problema está sendo superado e agora toda a área será melhor iluminada e com muito mais segurança”, pontuou. “Aquela área é uma das áreas mais prejudicadas por causa da ação da maresia e, para nós, é prioridade na execução da modernização”, ressaltou o titular da Semsur.

Iluminação em LED

O serviço de melhoria da iluminação pública da cidade do Natal está sendo feito por etapas. Na primeira, a Prefeitura fará a modernização de toda a orla da cidade. Em seguida, o município irá trabalhar na eficientização energética dos grandes corredores urbanos. Por fim, na terceira fase, será realizada a implantação e modernização da iluminação dos bairros. Todo o serviço consistirá na substituição das luminárias atuais por luminárias de LED de alta potência. Além disso, será realizada a troca de todo o cabeamento e de todos os postes.

Todo o trabalho da iluminação está sendo realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos, com recursos do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Os valores são “carimbados” e só podem ser utilizados para serviços de iluminação.


Comente aqui