Cidades

Semdes e Grupo Reviver vão realizar mamografias nas operadoras de segurança da Guarda Municipal

OS EXAMES VÃO ACONTECER NA SEDE ADMINISTRATIVA DA GUARDA MUNICIPAL DO NATAL NA ZONA NORTE DA CAPITAL. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) em parceria com o Grupo Reviver vai realizar uma ação de prevenção ao câncer de mama disponibilizando exames gratuitos de mamografia para as mulheres da Guarda Municipal do Natal (GMN) e Semdes que possuam 40 anos ou mais. A atividade está sendo organizada pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da GMN (Nasgam) e está programada para acontecer nas datas de 18 e 19 de fevereiro.

A coordenadora do Nasgam, Fátima Miranda, explicou que para ter acesso ao exame as mulheres devem preencher um formulário de inscrição disponível na internet no link: https://forms.gle/HbqpSyw7nLtTbEVj6. No momento da inscrição a interessada informa o nome completo, e-mail, telefone de contato, local que exercer sua função profissional e escolhe o dia da realização do exame. “É importante lembrar que no dia do exame é preciso apresentar o número de sua matrícula, RG e CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS Natal”, lembrou a coordenadora.

Os exames vão acontecer na sede administrativa da Guarda Municipal do Natal na zona Norte da capital, no horário das 7h30 às 16h, dos dias 18 e 19 próximos. “Essa é uma ação de qualidade de vida que a Semdes articulou junto ao Grupo Reviver, buscando a proteção da saúde da mulher operadora de segurança pública. O câncer de mama está no topo das causas de morte que acometem as mulheres e o diagnóstico precoce é uma forma de detectar a doença no seu início, aumentando as possibilidades de cura”, explicou a secretária da Semdes, Sheila Freitas.

A ação social terá uma meta a ser cumprida de 140 exames de mamografias onde serão realizados 70 em cada dia. O exame só pode ser realizado em mulheres na faixa etária de 40 anos até 84 anos. São vários os fatores que ajudam no aumento da incidência do câncer: O stress, o aumento de peso, a falta de atividade física, uso de terapia hormonal sem uma assistência médica, consumo de álcool, entre outras situações. O diagnóstico precoce é um passo importante para alcançar a cura.


Comente aqui