Cidades

Semdes contabiliza 87 guardas e parentes contempladas com exames de mamografia gratuitos

A MEDIDA DE SAÚDE PREVENTIVA ACONTECEU NA ÚLTIMA SEMANA NA SEDE DA GUARDA MUNICIPAL, NA ZONA NORTE DA CAPITAL. FOTO: DIVULGAÇÃO

A ação social desenvolvida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Núcleo de Apoio ao Servido da Guarda Municipal do Natal (Nasgam) em parceria com o Grupo Reviver contabilizou a realização de 87 mamografias direcionadas as mulheres da GMN e familiares. A medida de saúde preventiva aconteceu na última semana na sede da Guarda Municipal, na zona Norte da capital.

De acordo com a secretária da Semdes, Sheila Freitas, já existe um esforço para implantar anualmente a realização do exame com foco as mulheres da corporação. A medida também visa atender as mães das crianças e jovens que são assistidos pelos projetos sociais coordenados pela GMN, como o Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) e o Programa Semente Cidadã. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a parceria com o Grupo Reviver e promover todo ano essa ação de prevenção à saúde da mulher”, contou.

Um dos destaque da ação foi a participação da senhora Francisca Câmara Grilo, 78 anos. A mãe do comandante da GMN, Albefran Grilo, realizou o exame e incentivou a participação das mulheres no intuito de prevenir o câncer de mama. “Todas as mulheres a partir dos 40 anos devem fazer o autoexame e a mamografia, anualmente, para evitar o câncer de mama e manter a saúde”, alertou.

A coordenadora do Nasgam, Fátima Miranda, avaliou como positiva a ação e ressaltou a importância da continuidade do projeto. “O Nasgam sente-se satisfeito e honrado em ter promovido essa ação social, não somente para as GMs da corporação, mas também para outras mulheres promovendo uma maior qualidade de vida e atuando de forma preventiva”, declarou.

O Nasgam atende todo o corpo de servidores da Guarda Municipal e é composto por agentes habilitados nas áreas de psicologia, enfermagem, nutrição, terapia holística e fisioterapia. Tem objetivo de oferecer apoio psicossocial e nutricional ao profissional de segurança pública da GMN. O Nasgam é responsável por atuar no âmbito das relações profissionais agindo de forma permanente no apoio e orientação nas dificuldades envolvendo agentes da GMN e promovendo qualidade de vida no trabalho.


Comente aqui