Cidades

Secretaria de Segurança de Natal colabora na formação da primeira turma de guardas municipais de Patu

O CURSO DE CAPACITAÇÃO ESTÁ SENDO MINISTRADO POR INTEGRANTES DO CORPO TÉCNICO DA GUARDA MUNICIPAL DO NATAL

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) firmou um convênio com a Prefeitura de Patu, na região Oeste, para formar a primeira turma de guardas municipais que vão atuar no município. O curso de capacitação está sendo ministrado por integrantes do corpo técnico da Guarda Municipal do Natal (GMN). Foi iniciado na segunda-feira (19) e segue com instruções teóricas e práticas até o domingo (25).

No total, 32 guardas municipais estão sendo qualificados para atuar na segurança preventiva do cidadão patuense. Os novos agentes estão sendo qualificados seguindo disciplinas e conteúdo provenientes da Matriz Nacional das Guardas Municipais elaborada e indicada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para formação dos guardas.

A formação tem como foco a importância do agente na função e do seu papel junto à sociedade como defensor da cidadania, mediador preventivo de conflitos e, acima de tudo, quando necessário, do emprego do uso da força dentro dos limites legais e éticos. O plano é direcionado a fornecer o conhecimento para atuação do guarda municipal na prevenção e controle da violência e da criminalidade na área de sua competência.

O plano de contribuir na qualificação das guardas municipais é apoiado pela secretária da Semdes, Sheila Freitas, que vê a iniciativa como uma oportunidade de cooperar com a segurança de outros municípios utilizando a experiência prática e o conhecimento técnico dos integrantes da Guarda Municipal do Natal. “A capital potiguar conta com uma Guarda capacitada e com vivência operacional de 28 anos atuando na segurança de Natal e nossa intenção é a de contribuir sempre para o fortalecimento da segurança pública”, comentou.

A chefe de gabinete da Semdes e guarda municipal, Luciana Lima, que está sendo uma das instrutoras do curso, parabenizou a ação da Prefeitura de Patu em criar sua força municipal de segurança pública. “Essa iniciativa enobrece o trabalho do atual prefeito, Rivelino Câmara, e leva mais segurança para a população de Patu”, disse.


Deixe um Comentário