CORONAVÍRUS

RN tem 28,5 mil testes para Covid-19 que vencem até o fim de dezembro, diz Sesap

SECRETARIA DE SAÚDE DIZ QUE TESTES CORREM RISCO DE NÃO SER USADOS POR NÃO SEREM COMPATÍVEIS COM OS KITS DE EXTRAÇÃO MANUAL DO LACEN. FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Rio Grande do Norte tem 28,5 mil testes RT-PCR para Covid-19 com prazo de validade até o fim de dezembro de 2020. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), há a possibilidade desses testes não serem usados antes do vencimento, pois “não se adequam aos kits de extração manual adquiridos pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública)”.

Essa incompatibilidade ocorre também em outros laboratórios pelo Brasil e, segundo a pasta, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), do Ministério da Saúde (MS), informou que busca alternativas para a situação.

Os kits usados nos testes RT-PCR que têm validade até dezembro são de extração automatizada.

O Ministério da Saúde diz que espera receber ainda esta semana estudos sobre a viabilidade de estender a validade dos testes no Brasil. A reportagem entrou em contato com o MS para tratar sobre a situação no Rio Grande do Norte, mas até a última atualização da matéria não recebeu retorno.

Assim, os 28,5 mil testes só conseguirão ser usados, caso haja uma definição da questão a tempo. Até o momento, a Sesap alega não ter o kit referente.

G1RN


Comente aqui