Política

RN coordena Câmara da Assistência Social no Consórcio NE

INSTALAÇÃO DA CÂMARA SETORIAL FOI REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA (04); “ESTE É UM PASSO FUNDAMENTAL EM PROL DA CRIAÇÃO DO PACTO SOCIAL PELO NORDESTE CONTRA A FOME, A MISÉRIA, A POBREZA E A DESIGUALDADE”, DESTACOU FÁTIMA BEZERRA. FOTO: FABIANO TRINDADE

A governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, defendeu hoje a criação de um pacto social em defesa do Nordeste e do povo nordestino. A chefe do Executivo estadual participou, na manhã desta quinta-feira (4), da instalação de cinco câmaras técnicas temáticas no Consórcio Nordeste, entre elas, a da Assistência Social que tem à frente a secretária estadual do Trabalha da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Oliveira.

Durante o evento virtual, Fátima Bezerra disse que a instalação oficial da Câmara Técnica da Assistência Social é um passo fundamental em prol da criação do Pacto Social pelo Nordeste contra a fome, a miséria, a pobreza e a desigualdade.

A governadora ressaltou que as Câmaras Técnicas têm o perfil da intersetorialidade para que os nove estados do Nordeste estejam inseridos na articulação do ponto de vista político e social. O encontro teve a participação do presidente do Consórcio Nordeste, governador Wellington Dias, do Piauí, e do coordenador da instituição, Carlos Gabas.

O Consórcio Nordeste também instalou as Câmaras Temáticas de Arranjos Públicos-privados, do Meio Ambiente, da Gestão Pública e Inovação Tecnológica.

Na definição da governadora Fátima Bezerra, as Câmaras Temáticas são importantes enquanto instâncias e espaços para avançar com vistas a uma gestão pública com inovação e eficiência que atenda e responda às esperanças e demandas do povo nordestino por dias melhores.

Fátima Bezerra lembrou o importante papel da união entre os estados da região. “O Consórcio Nordeste, hoje, mais do que nunca, é o depositário da esperança do povo dos nossos estados pelo que representa enquanto articulação, força conjunta e resultados efetivos para o país.”

A instalação das Câmaras é importante, sobretudo, diante da realidade que o país vive hoje, segundo a governadora. “Nesse contexto de pandemia no Brasil, na destruição que estamos atravessando, temos concentrado nossas forças para enfrentar os ataques e retrocessos. São mortes e sofrimentos humanos absurdos, pobreza, destruição dos direitos, fome, abandono e desprezo à população brasileira”, afirmou Fátima Bezerra.

CÂMARA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

A secretária Iris Oliveira, lembrou que a Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste foi idealizada pela governadora do RN e tem entre suas ações prioritárias a qualificada da rede já instalada – apoio técnico, compras, adequações de estruturas e recursos Humanos -, além de atuar em território públicos e prioritários, como o fomento da segurança de renda e segurança alimentar. Também propõe realizar apoio técnico aos municípios e integração das gestões.

Iris Oliveira enfatizou que nunca é demais lembrar o potencial do Nordeste, da integração e das estratégias de integração regional, a importância da política de assistência social no enfrentamento da fome e da vulnerabilidade advinda da crise atual. Ela pontuou a capacidade que a Câmara Temática tem para fazer diagnóstico da realidade, gerar dados e planejar de forma coletiva. “Para responder a esses desafios, tenho certeza que não estou sozinha. Sei que posso contar com cada um dos demais oito Secretários de Estados do Nordeste.”

O Consórcio já discutiu a implementação de 18 câmaras setoriais, para dar sustentabilidade e capacidade de execução, mediando as expectativas com a realidade orçamentária de cada estado. O Rio Grande do Norte integra a Câmara Agricultura Familiar, a primeira instalada no âmbito do Consórcio e que tem a finalidade de promover a articulação e troca de experiências entre os governos do Nordeste sobre a agricultura familiar.

Participaram ainda pelo Rio Grande do Norte, os secretários estaduais Fernando Mineiro (Segri) e Cripiano Maia (Saúde).


Comente aqui