Política

Representantes do Ministério da Saúde e do PSL/RN buscam mais investimentos para Laboratório de Inovação Tecnológica

O ENCONTRO FOI INTERMEDIADO PELO DEPUTADO FEDERAL DIPLOMADO GENERAL GIRÃO, UM DOS ENTUSIASTAS DO LAIS E QUE MANTÉM DIÁLOGO PRÓXIMO COM A EQUIPE DE TRANSIÇÃO

Integrantes da equipe de transição da nova gestão do Ministério da Saúde visitaram, na manhã da última quarta-feira (19), o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), acompanhados do secretário-geral do Partido Social Liberal (PSL/RN), General Araújo Lima. O encontro foi intermediado pelo deputado federal diplomado General Girão, um dos entusiastas do LAIS e que mantém diálogo próximo com a equipe de transição. Na ocasião, foi abordada a necessidade de investir cada vez mais em tecnologia de forma que as inovações desenvolvidas pela equipe do LAIS beneficiem a sociedade potiguar e brasileira.

Durante a visita foram apresentados os projetos desenvolvidos no LAIS, nas áreas de fisioterapia, tecnologias assistivas, fonoaudiologia, programação e inovação em saúde. O grupo conheceu ainda o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e parte do trabalho desenvolvido lá em parceria com o Laboratório.

Em sua segunda visita ao Laboratório, o General Araújo Lima se mostrou sensibilizado com o trabalho realizado no local. “O capital humano e a tecnologia que o Laboratório possuem, sob a coordenação do Dr. Ricardo [Valentim], é de primeiro mundo. A equipe de transição do Governo Federal, representada pelas Dra. Cristina Nachif, saiu muito bem impressionada. Temos uma expectativa bastante positiva para a vinda do futuro ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e acredito que aqui poderemos ter um possível pólo tecnológico na área de saúde humanitária no RN”, pontuou.

Como representante do partido do presidente Jair Bolsonaro no RN, o General Araújo Lima afirmou que o PSL tem a função de buscar soluções para a população como uma política de Estado e, não, de Governo. “O LAIS tem uma importância enorme para a Saúde do povo brasileiro. E temos que buscar uma forma de aumentar o alcance do trabalho deste Laboratório investindo ainda mais em tecnologia”, acrescenta.

A visita foi guiada pelo coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim e contou com a presença da assessora do futuro ministro da Saúde, Cristina Nachif e da superintendente geral de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, a professora Vera Lúcia Kodjaoglanian.

LAIS

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em março de 2011 e tem como alicerce a combinação de saberes das áreas da Saúde, Engenharias, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Situado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) é o primeiro laboratório instalado em um hospital brasileiro com a proposta de promover a inovação tecnológica em saúde.

Nos últimos seis anos, o LAIS teve destaque nacional e internacional, publicando 25 teses, 37 dissertações, 39 livros e desenvolvendo mais de 60 projetos nas áreas de BioEngenharia, Tecnologias Assistivas, Informática para Saúde e Educação Permanente em Saúde. O Laboratório tem a missão de fazer da ciência um instrumento de amor ao próximo, tendo como objetivo a cidadania, o bem-estar social e o desenvolvimento da área da saúde no Brasil por meio da inovação.



Deixe um Comentário