Coluna

Refletores da Fama

refletores da fama

QUEM RESOLVE

Crise militar é resolvida pelos militares. Tem sido assim no Brasil – e vai continuar sendo.

É TAMBEM QUEM DECIDE

Quem derruba Presidente da República no Brasil é o Exército. Foi assim no passado e será assim no presente. E o Exército não vai tirar Bolsonaro do Palácio do Planalto.

E O PERIGO DO AUTOGOLPE?

Existe nas especulações dos colunistas da imprensa e entre os políticos. Para haver o autogolpe, quem está no poder precisa ter o apoio das Forças Armadas, e esse apoio, como foi dito pelos militares, Bolsonaro não tem. “Não haverá ruptura Constitucional” – afirmou Mourão.

OBITUÁRIO

Morreu no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (30), o escritor e psicanalista italiano, radicado no Brasil, Contardo Caligaris. Tinha 72 anos e sofria de câncer. Desde 1999, era colaborador de A Folha de S. Paulo. Um de seus livros, “Quinta Coluna”, reúne cerca de 100 dos seus artigos publicados no jornal.

TRAGÉDIA BRASILEIRA

Infelizmente, continua. Com 3.668 mortes nesta terça-feira, o Brasil superou os recordes anteriores. Entre os Estados, São Paulo continua em primeiro lugar, com 73.492 óbitos e 2.446.680 casos confirmados, seguido do Rio de Janeiro. A situação também não melhorou em Minas Gerais: 23.915 mortes e 1.111.893 casos confirmados.

PERDENDO A CORRIDA PARA O VÍRUS

Boletim Oficial do dia 30. Foram aplicadas 16.258.743 da primeira dose entre as profissões e as faixas etárias prioritárias. É pouco. Esse ritmo de vacinação tem de aumentar – e aumentar depressa. E a promessa – ou meta diária – anunciada pelo Ministro da Saúde? Quando alcançaremos o milhão de vacinados por dia?

AFORISMO LATINO

“Lobo não come lobo” – alusão ao poder dos mais poderosos sobre os mais fracos.

AVISO MÉDICO

Mesmo depois da segunda dose da Coronavac a imunização está longe de ser de 100%. A despeito das previsões propositalmente otimistas de Dimas Covas, diretor do Butantan, a eficácia comprovada (no Brasil) é de 51% – o mínimo exigido pela Anvisa para liberação de uma vacina.

ENDEREÇO ERRADO

O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enviou carta para a vice-presidente Kamela Harris, solicitando ajuda dos EUA para o combate da Covid no Brasil. Por que não foi enviada diretamente para Joe Biden?

DE VOLTA AOS AVIÕES

Houve época em que por causa das vaias Zé Dirceu não viajava em avião comercial. Depois do final da Laja-Jato decretado por Fachin & Cia, o ex-primeiro ministro de Lula trocou o carro pelo avião.

FOI DITO E VOCÊ ACREDITOU

“Se tem um governo que tem sido implacável no combate à corrupção, desde o dia da minha posse, é o meu governo.” (Presidente Lula, 2005, em pronunciamento à nação).

PARA NÃO PERDER O COSTUME

Não importa o que estejam fazendo. O discurso da esquerda radical está impresso em vários idiomas. Pau nos americanos. O México receberá essa semana 2 milhões e 700 vacinas AstraZeneca que não foram utilizadas nos Estados Unidos. A autorização foi do presidente Joe Biden.


1 Comentário

Comente aqui