Coluna

Refletores da Fama

refletores da fama

O CARNAVAL DA MORTE

Não foi por falta de aviso. Era previsível e inevitável. Mas o Brasil optou pelo Carnaval. Caiu na farra junto com o vírus. Com o final do reinado de Momo, teve início, e não se sabe quando terminará, o carnaval da morte.

O CALENDÁRIO DA MORTE

Brasil, 02.3.21.O recorde dos recordes desde o começo oficial da pandemia no Brasil. 1.726 mortes nas últimas 24 horas.

OUTRO RECORDE

São Paulo; em 02.3.21. O maior índice da pandemia: 468 óbitos nas últimas 24 horas.

ESTÁ ACONTECENDO O PIOR

O grande temor médico começou a ocorrer no Brasil. Está faltando leitos em várias cidades para internações dos contaminados pelo Covid-19. Natal está transferindo doentes para o interior do Estado.

EXCEÇÃO DA REGRA

Apesar de tudo, uma boa notícia. A Prefeitura de Natal começou hoje a vacinação dos idosos acima de 80 anos. Palmas.

PRETENSÃO OU HUMILDADE?

“Eu quero ser o jumentinho de Cristo”. (Padre Rossi: 2001).

O PAPA E OS HOLOFOTES

O Chefe de Estado do Vaticano não aguenta mais ficar aprisionado no palácio sede do império católico. Pior do que a reclusão física é a falta dos aplausos dos fiéis e a ausência ao vivo nas telas da televisão internacional. Por isso, o Papa vai ao Iraque. E as aglomerações, Francisco?

PROMESSA

Do presidente Joe Biden: “Todos os americanos adultos estarão vacinados até o final de maio deste ano”.

O UÍSQUE E A FRASE

Nelson Rodrigues não bebia. Ouvia mais do que falava nas reuniões sociais. O seu amigo, Otto Lara Resende, era falante e bom frasista.
Numa noitada, com a língua solta pelo uísque, soltou a mais ferina das frases, que, passado o pileque bem humorado, iria negar pelo resto da vida. Mas ela havia sido anotada e divulgada por Nelson.
“Mineiro só é solidário no câncer”. Otto era mineiro. Dizia que a frase fora inventada por Nelson Rodrigues.

SABEDORIA POPULAR

“Flor que cai não volta para o galho”.

ECONOMIA MUNDIAL

O relatório do Fundo Monetário Internacional de 2005 revelou que a economia americana era dez vezes maior do que a chinesa. Mas fez a previsão: a China está crescendo e deverá continuar crescendo na próxima década – e isso antes do mais inesperado dos acontecimentos: a pandemia mundial.

MANTENDO A TRADIÇÃO

Filho do deputado estadual José Dias e de Diúda Alves, irmã de Aluízio, Marcelo Alves Dias de Souza, 48 anos, é o mais novo membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Antes dele, Aluízio e Agnelo foram eleitos. Agora, com Marcelo, renova-se a tradição literária dos Alves no nosso Templo das Letras.

COMPLEXO DE JESUS

Foi dito num palanque da campanha pela reeleição em 2006: “Cada um de vocês é uma célula do meu corpo. Cada um de vocês é uma gota do meu sangue”. (Presidente Lula).

AFRONTA À POBREZA

Esse filho de Bolsonaro não toma jeito – ou não tem nem terá jeito. Com um exército de desempregados, milhões de subempregados, com outros milhões sobrevivendo com salário que acaba antes do final do mês, o senador Flávio Bolsonaro comprou uma mansão de RS 6.000 milhões de Reais. E, como se não bastasse, com dinheiro que está sendo questionado na justiça.

A ÚLTIMA PROVOCAÇÃO

Antes da consumação da demissão, a diretoria da Petrobras despediu-se do poder aumentando pela 5ª vez este ano os combustíveis e o gás de cozinha. Esse tipo de coisa ocorre quando existe o monopólio estatal ou privado. Ambos são igualmente nocivos ao povo.

A PETROBRAS CONTRA O POBRE

É crueldade, covardia, sacanagem, encher os cofres da Petrobras esvaziando o já esvaziado bolso dos pobres. Com esse último e escandaloso aumento, o botijão de gás de cozinha, que anda sendo vendido a 97 Reais, logo estará custando 100 Reais!

O QUE FOI FEITO

Como aparentemente não tem poder para interferir na política de preços da Petrobras, o Governo suspendeu, em caráter definitivo, o imposto federal sobre o gás de cozinha. O que, na prática, significou a diminuição de R$ 2,18 no preço do botijão de 13 quilos.
Por que, então, esse desconto não foi repassado para o consumidor? Porque ficou no cofre das distribuidoras do gás doméstico?

PERGUNTA ÓBVIA

Por que o Jornal Nacional, que é 100% a favor da independência e da política de preços da empresa, não revela quem são os grandes acionistas da Petrobras?


Comente aqui