CORONAVÍRUS

Reabertas há 30 dias, escolas privadas de Natal não registram casos de covid

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Trinta dias depois do retorno das aulas presenciais na rede privada de ensino em Natal, nenhum caso do novo coronavírus foi registrado entre alunos, professores e demais trabalhadores dessas instituições. A informação é do Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Norte, responsável pelo monitoramento dos estabelecimentos que já reabriram. No período, segundo o Sindicato, o número de escolas abertas presencialmente passou de seis no primeiro dia – 15 de setembro – para 106 até a última sexta-feira (9). Em paralelo, a média de novos casos da covid-19 no Estado se manteve em 245 casos por dia, patamar observado desde o fim de agosto.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), que monitora o registro dos casos feitos pelas Secretarias Municipais de Saúde, também informou que não houve nenhuma notificação reportada de profissionais, funcionários ou estudantes. Em algumas escolas, como no CEI Romualdo, houve casos suspeitos entre crianças, mas os exames deram negativo para o novo coronavírus.

O protocolo de segurança sanitária adotado nessa situação prevê que quem apresentar sintomas gripais permaneça em casa, realize o teste e informe à escola. Semanalmente, as famílias também precisam apresentar um boletim médico informando sobre o quadro de saúde dos estudantes. Segundo o presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Alexandre Marinho, o protocolo teve o resultado esperado na reabertura. “As escolas estavam bem preparadas para a reabertura porque já estava se reorganizando há três meses”, disse.

Tribuna do Norte – Luiz Henrique Gomes/Repórter


Comente aqui