Natal

Projetos que garantem exames para estudantes e locais de descanso para profissionais de enfermagem são aprovados pela CMN

“O que propomos foi a utilização da própria estrutura municipal para que estudantes e servidores tenham acesso a exames”, explica  Sueldo Medeiros

Com seus focos voltados para a área da saúde, três Projetos de Lei de iniciativa do vereador Sueldo Medeiros (PHS) foram aprovados pela Câmara Municipal do Natal neta quinta-feira, dia 12. Dois deles asseguram a realização de exames oftalmológicos para estudantes da rede pública de ensino, por meio de ação denominada de “Visão Nota 10”, com também check-ups vasculares para servidores municipais. A terceira proposição trata dos locais de descanso para profissionais de enfermagem.

Os Projetos de Lei foram aprovados já em segundo turno e seguem agora para a sanção do executivo municipal. Segundo ele, são iniciativas que nasceram do próprio diálogo com a população e se propõem a melhorar a saúde do natalense, argumento que, em sua opinião, fez as matérias tramitarem sem alteração pelas comissões permanentes da Câmara Municipal da capital.

“Identificamos dois problemas: muitos alunos abandonam a escola por não saberem que possuem distúrbios oftalmológicos e o número de pessoas com problemas vasculares só aumenta a cada ano, estando entre as maiores causas de morte do Brasil. O que propomos foi a utilização da própria estrutura municipal para que estudantes e servidores tenham acesso a exames”, explicou Sueldo.

No caso do Projeto de Lei sobre os locais de descanso para profissionais de enfermagem, a matéria trata especificamente dos equipamentos de saúde do município, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e inclui enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Na justificativa, a importância de disponibilizar condições para o descanso como forma de assegurar a qualidade no serviço prestado por esses profissionais.



Comente aqui