Cidades

Projeto prevê que bairro da Ribeira, em Natal, seja revitalizado em 2 anos

FOTO: SERGIO HENRIQUE SANTOS

A prefeitura de Natal lançou recentemente um projeto de revitalização do bairro da Ribeira, chamado “Reviva Ribeira”, que inclui restaurações e pinturas de fachadas, ordenamento de placas, letreiros, novos espaços culturais e incentivo ao turismo e à vocação comercial do bairro.

Nessa segunda-feira (18), o projeto do município, orçado em R$ 30 milhões, foi habilitado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o primeiro passo para a execução. O projeto tem previsão de ser concluído em dois anos.

Inicialmente, segundo o município, serão restaurados imóveis no corredor da Praça Augusto Severo. São 17 casarões em quatro quadras no entorno do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.

A aposentada Severina Alves mora no bairro e fica triste quando caminha pelo bairro e vê ruas desertas, prédios abandonados, sujeira e lixo bem do lado da casa dela.

“Gosto muito daqui, mas eu digo que eu moro num bairro fantasma, porque é muito abandonado, não tem nada que você aproveite aqui”, lamenta.

O bairro, que surgiu às margens do rio Potengi, tem prédios históricos que sofrem com o abandono. Muitos imóveis ainda conservam as fachadas, mas os sinais do tempo e da falta de reformas demonstram a falta de cuidado que houve com a memória de Natal.

G1RN



Comente aqui