Cidades

Projeto “Parque da Fortaleza dos Reis Magos” custará R$ 15 milhões

Se aprovado, o projeto Parque da Fortaleza dos Reis Magos deverá ser executado via programa PAC das Cidades Históricas, com sobra de verbas – na ordem de R$ 15 milhões, conforme sinalizado pelo IPHAN – das obras de recuperação da Pinacoteca, EDTAM, praças históricas etc.

O Governo do Estado precisa estar em comum acordo com as Forças Armadas, com a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) e com a Prefeitura do Natal no que se refere às intervenções em áreas geridas por estes entes.

O projeto do Parque da Fortaleza consiste em duas etapas, a primeira é o tratamento urbanístico e paisagístico do entorno da Fortaleza e a segunda etapa deste projeto diz respeito à criação de ciclovias e passeios que conectarão desde a praia de Ponta Negra até o Centro Histórico de Natal, nos bairros de Ribeira e Cidade Alta, tendo a Fortaleza dos Reis Magos e o Parque da Fortaleza como pontos centrais do percurso.

Vale destacar que a Fortaleza está com sua candidatura sendo pleiteada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, e necessita de uma estrutura de apoio para a visitação e usufruto do bem, tanto para turistas quanto para moradores da cidade.

“Agradeço a iniciativa do governo do estado por tentar viabilizar esses recursos importantes para reativar o turismo na cidade do Natal. Nós já fomos o principal destino turístico do país, mas nos últimos anos, só temos andando para trás. A natureza foi pródiga com Natal. No quesito belezas naturais nós fomos muito bem servidos, mais ao lado das belezas naturais, nós precisamos oferecer muito mais para que o turista possa visitar, revisitar e divulgar nossa cidade, nosso estado”, disse o prefeito.

No projeto, o Parque da Fortaleza dos Reis Magos conta com:

· Mirante para a Fortaleza dos Reis Magos

· Pavilhão que abrigará o Jardim de Esculturas

· Quiosques de artesanato

· Centro de informações turísticas

· Posto policial

· Passagem de veículo leve para proporcionar o acesso de pessoas com dificuldades de mobilidade

· Praça de eventos, que será batizada como Praça dos Potiguares

· Playground

· Banheiros

· Práticas de esportes como: futebol de areia, futevôlei, vôlei de praia, escalada, roda de capoeira e skate park

· Estacionamento com previsão de 900 vagas


Deixe um Comentário