Cidades

Projeto dos Correios promove integração e conhecimento para alunos do Ensino Fundamental em Natal

Cerca de 100 alunos do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, participaram das ações do Projeto Correios nas Escolas. Ontem (14), eles visitaram o Centro de Distribuição dos Correios localizado na Avenida Hermes da Fonseca para conhecer a rotina de trabalho do carteiro e o caminho que uma carta percorre até chegar ao destinatário.  Depois, seguiram até a agência para realizar a postagem da primeira cartinha.

Em visita à escola, o gerente de filatelia dos Correios, José Alexandre Júnior, apresentou aos estudantes peças do museu itinerante dos Correios, como o aparelho de Código Morse, o telefone ponto a ponto e o telex, utilizados nas comunicações telegráficas. “O Código Morse representa o princípio do sistema telegráfico, que evoluiu e chegou à era da internet. No Brasil, temos como Patrono das Comunicações o marechal Rondon, cujas expedições, realizadas a partir do final do século XIX, contribuíram para a integração nacional, conectando o país por meio das linhas telegráficas”, explicou.

Além de aprender sobre a história das comunicações no Brasil e no mundo, os alunos tiveram contato com carimbos e coleções temáticas de selos. De acordo com a orientadora educacional Lyliane Medeiros, as visitas tiveram um impacto positivo para os estudantes. “Nossos educandos vivenciaram na prática o resgate do gênero textual carta, ampliaram seus conhecimentos e foram muito bem acolhidos por toda a equipe dos Correios”, afirmou.

O projeto Correios nas Escolas atua em instituições de ensino da rede pública e privada, com o intuito de apresentar às crianças um pouco do universo postal, agregando conhecimento, cultura e informação sobre esse serviço que faz parte da história do país. Para participar, a escola deve entrar em contato com os Correios por meio do e-mail rnsecomercial@correios.com.br e agendar uma visita.


Deixe um Comentário