CORONAVÍRUS

Primeiro dia de vacinação imuniza quase 2,2 mil idosos com 85 anos ou mais

NO PRIMEIRO DIA, 66 ACAMADOS RECEBERAM A VISITA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA SMS. FOTO: ALEX RÉGIS

Em nova etapa de imunização de grupos prioritários em Natal, 2.196 pessoas receberam a vacina contra Covid-19 nessa segunda-feira (1º). Nesta fase, estão recebendo a primeira dose do imunizante os idosos de 85 anos e mais. A Prefeitura de Natal destinou um lote 7.500 doses da vacina de Oxford, cuja segunda dose é necessária três meses depois da primeira.

Também foram vacinados nesta segunda-feira, agora com a segunda dose da CoronaVac, os idosos acamados de 75 anos e mais. No primeiro dia, 66 acamados receberam a visita de profissionais da saúde da SMS.

A procura no primeiro dia foi intensa, mas transcorreu sem atropelos nos pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Natal. “Parece um sonho. Estou há um ano sem sair de casa e hoje saí para receber a primeira dose da vacina”, disse emocionada Maria Bandeira Guedes, de 85 anos.

Neuza Maria, de 89 anos, foi ao posto de saúde acompanhada do marido Sebastião Bezerra, 105 anos, e do filho. “Sabíamos que esse momento ia chegar, na primeira etapa meu marido estava contemplado, eu não, já que sou 16 anos mais nova que ele. Esperamos para vir juntos”, comemora o casal. Ademésio Silva, de 86 anos, elogiou a estrutura organizada pelo município. “Quando os portões se abriram, foi tudo muito rápido. Daqui a três meses estarei de volta para tomar a segunda dose”, disse.

Desde o início da campanha, em 20 de janeiro, a Prefeitura de Natal já aplicou 43.943 doses das vacinas de Oxford e da CoronaVac. 

Para melhor atender a população, e evitar riscos de aglomerações e contaminação pela Covid-19, a SMS disponibiliza três drive-thru para a população se vacinar sem precisar sair do veículo. Os drives estão montados no Palácio dos Esportes, no Shopping Via Direta e no Ginásio Nélio Dias. Os dois últimos contam também com sala de vacinação para pedestres, e funcionam das 8h às 16h, de segunda a quinta e na sexta até 13h.

Os moradores da capital potiguar também podem procurar uma das 10 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde do município para se vacinar. São elas: Distrito Sanitário Norte I: UBS Pajuçara; UBS Nova Natal; Distrito Sanitário Norte II; UBS Panatis; UBS Vale Dourado; Distrito Sanitário Leste; UBS São João; UBS Brasília Teimosa; Distrito Sanitário Oeste; UBS Felipe Camarão II; UBS Nazaré; Distrito Sanitário Sul; UBS Candelária; UBS Rosângela Lima. As salas funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e de 13h30 às 16h. Os idosos residentes em Natal, que fazem parte do novo público selecionado para essa fase da campanha de vacinação, devem se dirigir a uma das estruturas de vacinação e apresentar cartão de vacina, comprovante de residência e documento original com foto para receber a primeira dose do imunizante.


Comente aqui