CORONAVÍRUS

Primeira semana de janeiro já tem o maior número de casos desde julho de 2021 no RN

FOTO: ELISA ELSIE

O ano de 2022 iniciou com um aumento no número de casos de covid-19 no Rio Grande do Norte. Na primeira semana do ano, o estado registrou a maior média semanal de novos casos de Covid-19 desde o mês de julho de 2021.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), foram registrados 2.732 casos na primeira semana do ano, o que representa um aumento de 107% na comparação com a ultima semana de dezembro, quando houve 1.314 notificações em sete dias.

Segundo a Sesap/RN, os dados do início de janeiro representam o maior número de infectados desde julho, quando, em uma semana, 4.453 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19 no estado. A pasta considera que os números demonstram um alerta, e especialistas relacionam o aumento à presença da variante Ômicron e às festas de final de ano. A recomendação é a cobrança de testes em eventos sociais.

Apesar do aumento de casos, o número não tem refletido no crescimento da ocupação de leitos de UTI. Até o início da tarde desta terça-feira (11.jan.2022), o percentual de ocupação dos leitos de críticos contra covid-19 era de 13,57%, de acordo com dados do Regula RN, plataforma de regulação de leitos hospitalares na rede pública do Rio Grande do Norte.

A Sesap/RN considera que o não aumento de internações tem relação com o avanço da vacinação no estado, mas não retira a necessidade de cuidados, principalmente com a população idosa e com comorbidades. Atualmente, 5.627.634 doses de vacinas foram aplicadas no estado.

Fonte: por dentro do RN



Comente aqui