Brasil

Presidente da ABI pede a renúncia de Bolsonaro por conta de agressão a jornalista

PARA O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA, BOLSONARO ESTÁ PERTURBADO E “FALTA POUCO” PARA QUE ELE AGRIDA FISICAMENTE ALGUM REPÓRTER. FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBER

Paulo Jeronimo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), divulgou uma nota, na tarde desta segunda-feira (21), em que pede para que Jair Bolsonaro renuncie do cargo de presidente por conta dos ataques contra profissionais do jornalismo.

Pela manhã, Bolsonaro se mostrou descontrolado, gritou com a jornalista Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo, e com um repórter da CNN Brasil durante visita a um hospital de campanha em Guaratinguetá (SP). Ele ainda tirou a máscara de proteção durante seu ataque raivoso.

“Cala a boca. Vocês são canalhas. Um jornalismo canalha vocês fazem. Que não ajuda em nada. Vocês destroem a família brasileira, vocês destroem a religião. A Rede Globo não presta. É um péssima fonte de informação. […] Você tinha que ter vergonha na cara de prestar um serviço porco desse que você faz na Rede Globo”, gritou o presidente, em meio a outras ofensas e ataques.

Para o presidente da ABI, o comportamento de Bolsonaro diante de jornalistas permite classificá-lo como “descontrolado, perturbado, louco, exaltado, irritadiço, irascível, amalucado, alucinado, desvairado, enlouquecido, tresloucado”. “Que o presidente nunca apreciou uma imprensa livre e crítica, é mais do que sabido. Mas, a cada dia, ele vai subindo o tom perigosamente. Pouco falta para que agrida fisicamente algum jornalista”, afirma Paulo Jeronimo.

Segundo Jeronimo, “Bolsonaro prepara uma saída autoritária e, mesmo a um ano e meio da eleição, tenta desacreditar o sistema eleitoral. Seu objetivo é acumular forças para a não aceitação de um revés em outubro de 2022” e, por isso, afirma, a ABI apoia os pedidos de impeachment contra o presidente.

“Outra solução – até melhor, porque mais rápida – seria que ele se retirasse voluntariamente. Então, renuncie, presidente!”, sugere.

Forum



2 Comentários

Comente aqui