Natal

Prefeitura instala iluminação natalina especial no Circuito Histórico de Natal

RECEBERAM DECORAÇÃO ESPECIAL, AS IGREJAS DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO, NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS E IGREJA DO GALO. FOTO: JOÃO MARIA ALVES

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), concluiu na terça-feira, dia 5, a instalação da iluminação natalina das igrejas tombadas localizadas no Circuito Histórico da cidade. Receberam decoração especial, as igrejas de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Santo Antônio (Igreja do Galo). Todas elas estão localizadas em Cidade Alta.

Presentes no circuito histórico de Natal, a Igreja de Bom Jesus (Ribeira), o Palácio Felipe Camarão e a Catedral Metropolitana também receberam iluminação especial. De acordo com o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, as luzes irão destacar mais a beleza arquitetônica dos monumentos ao mesmo tempo em que resgata a história da cidade. “A igrejas de Cidade Alta contam nossa história através da arquitetura. Elas são as primeiras igrejas contruídas em Natal e todas são tombadas pelo Iphan. Dezembro é um período de festa. É o aniversário de nossa cidade. Mas também temos a obrigação de resgatar a história de onde vivemos e luzes têm esse papel”, destacou.

Com o tema “Natal de Som & Luz”, o projeto de decoração deste ano prevê mais peças natalinas em todas as regiões da cidade. Aproximadamente 10 mil elementos irão compor o acervo natalino. Desse total, cerca de oito mil são novas peças. O trabalho de instalação do acervo do Natal em Natal 2019 foi iniciado no final de outubro. Além das igrejas presentes no circuito histórico de Cidade Alta, a Semsur realizou a implantação da decoração dos Três Reis Magos da BR-101 e do Viaduto de Igapó,  do Palácio Felipe Camarão, da Igreja Bom Jesus e da Catedral Metropolitana.

Também foi iniciada a montagem das árvores de Natal de Mirassol, do Ginásio Nélio Dias e do Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros. Nos próximos dias serão instaladas as peças das principais avenidas e dos demais espaços públicos da cidade. A verba destinada para decoração natalina de 2019 é proveniente da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Os valores são “carimbados” e só podem ser utilizados em serviços de iluminação pública.


Deixe um Comentário