Educação

Prefeitura do Natal comemora aprovação de 113 alunos no IFRN

MAIOR NÚMERO DE APROVAÇÕES FOI NA ESCOLA MUNICIPAL 4º CENTENÁRIO. FOTO: MANOEL BARBOSA

A Rede Municipal de Ensino de Natal festeja o resultado final do Exame de Seleção 2019, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a aprovação de 113 alunos. De um total de 30 escolas que oferecem o 9º ano do Ensino Fundamental, 29 obtiveram aprovação de estudantes, destacando que 31 alunos conquistaram o 1º lugar, 24 ficaram em 2º lugar e 17 em 3º lugar nos respectivos cursos que se inscreveram. Os candidatos aprovados, vão ingressar no primeiro semestre do próximo ano.

A unidade de ensino com o maior número de aprovados foi a Escola Municipal 4º Centenário, que totalizou 17 aprovações, seguida pelo empate das escolas municipais Professora Palmira de Souza e Professora Iapissara Aguiar com sete aprovados em cada unidade. Na terceira colocação com seis aprovados em cada unidade, estão as escolas municipais Vereador José Sotero, Professor Waldson José Bastos Pinheiro, Professor Amadeu Araújo, Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti e Monsenhor José Alves Landim.

Quem comemora a aprovação é a estudante Alana Camile da Silva, de 14 anos. Aluna da Escola Municipal 4º Centenário, a adolescente foi aprovada em 1º lugar geral para o curso de Edificações, no Campus Central do IFRN. “Os professores ajudam muito. Durante o ano eles fizeram simulados de Matemática e Português. Além do apoio da escola, eu fiz um curso preparatório e estudava em média duas horas por dia em casa”. 

Alana da Silva, estudante do 4º Centenário há três anos, conta que toda a sua família acreditava no seu potencial e apesar de sentir uma pequena insegurança, a adolescente também acreditava na aprovação, mas foi surpreendida com a classificação. “Escolhi este curso, porque gosto de Matemática. Estou muito feliz e meus familiares também”. Alana, que reside com os pais e uma irmã, é moradora do bairro de Mãe Luiza.

Também estudante da Escola Municipal 4º Centenário, Jeanderson dos Santos Ferreira, de 16 anos, foi aprovado em 1º lugar para o curso de Controle Ambiental no Campus Central do IFRN. Jeanderson ressalta que mantive o foco nos estudos porque ele tinha uma incerteza quanto à aprovação. “O que me manteve de pé foi a minha força de vontade e as pessoas incentivadoras ao meu redor”, disse. Ele conta que a sua mãe não mediu esforços para ajudar e que mesmo sem ter condições, pagou um cursinho preparatório. “Eu queria de alguma forma retribuir este esforço dela. E a única maneira era através da minha aprovação. Dediquei-me bastante, estudava em casa aos finais de semana. Sou muito grato, por tudo que a minha mãe e avó fizeram por mim”.    

O jovem que mora com a mãe e quatro irmãos, no bairro Praia do Meio, não se esquece do estímulo dos professores e apoio da escola. “Os professores são muito importantes nessa aprovação. Eles aplicam simulados e realizam revisões das disciplinas. A escola incentiva os alunos que decidem se preparar para o IFRN. Estou muito feliz e agradecido”.

Para o professor de Matemática do 4º Centenário, Jairo de Araújo Nunes, a aprovação de 17 alunos no Exame de Seleção 2019 do IFRN é resultado de um trabalho pedagógico da unidade de ensino, da dedicação dos professores e disciplina dos alunos. “Realizamos semanalmente revisões de séries anteriores, aplicamos quatro simulados no ano, avaliamos, incentivamos e premiamos os alunos. Realizamos um trabalho bem especial, principalmente com as disciplinas de Matemática e Português. E além do foco dos alunos para ingressarem no IFRN, também temos bons índices de aprovação na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e outros concursos”, afirmou o professor Jairo Nunes.

Entre os aprovados, Erick Jonathan Godeiro Dantas (18 anos), aluno concluinte da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho. Erick Dantas possui baixa visão e concorreu nas vagas para deficientes. Encerrando uma etapa da vida escolar, iniciará um novo ciclo com chave de ouro: com a aprovação em 1º lugar para o curso de Informática para Internet. 

O resultado foi inesperado para Erick. “Achava que não ia passar, mas tentei e consegui. Participei do cursinho preparatório da escola e também estudei em casa. Fiquei muito feliz com a minha aprovação”, disse. O estudante mora com a mãe, no bairro de Cidade Nova. Ele contou que escolheu o curso de Informática porque sempre gostou de computadores e quer se tornar um profissional da área.    

O diretor pedagógico da Escola M. Prof. Luiz Maranhão, Adilson Alves Bezerra, afirma que desde 2015, a unidade de ensino possui um curso preparatório para o IFRN, com aulas aos sábados, das 8h às 11h30, com todos os alunos interessados em ingressarem na escola técnica. A turma possui cerca de 50 estudantes.

O gestor explica o processo. “Iniciamos com um momento de motivação, convidando os pais dos alunos para apresentarmos a proposta dos benefícios do IFRN. Em seguida, incentivamos a participação dos estudantes. Eles tomam conhecimento que é possível ser aluno da escola técnica. E na primeira semana de abril inicia o curso com revisões e simulados. Ajudamos os alunos em 100% das etapas, desde a inscrição no Proitec, estudos e preparação ao longo do ano. As aulas são gratuitas e ministradas pelos nossos professores, de forma voluntária”, concluiu Adilson Alves. 

“Compreendemos que essa aprovação é uma consequência do trabalho realizado pelos professores, que se empenham para que os alunos tenham realmente uma aprendizagem condizente com a avaliação do IFRN. Muitas vezes, empreendem horas extras de trabalho para que os alunos dominem todo o conteúdo. Então, a Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os alunos aprovados no IFRN, como também o empenho e trabalho realizado pelos professores”, destaca a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Ednice Peixoto dos Santos. 


Deixe um Comentário