Natal

Prefeito Álvaro Dias prestigia abertura do I Encontro de Ciência, Cultura e Inovação de Natal

O EVENTO É PROMOVIDO PELA PREFEITURA DO NATAL, POR INTERMÉDIO DA SEMPLA E ACONTECE ATÉ O DIA 8 DE DEZEMBRO NO AUDITÓRIO DO SEBRAE/RN

Na noite dessa quinta-feira, 5, o prefeito Álvaro Dias esteve presente na abertura do I Encontro de Ciência, Cultura e Inovação – ECCI de Natal, que é promovido pela Prefeitura Municipal do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla e acontece até o dia 8 de dezembro no auditório do Sebrae/RN.

Tendo como tema “Iniciativas em Ciência, Tecnologia e Inovação para Natal”, o I ECCI tem o objetivo de reunir estudantes, professores, empreendedores, profissionais de referência nessas áreas e público em geral. Conta, em sua programação, com painéis, palestras, apresentações de trabalhos e mostra de projetos que visam a construção de um diagnóstico que ajude na identificação de eixos, objetivos e diretrizes, para a elaboração de uma Política de Ciência, Tecnologia e Inovação na cidade do Natal, além do Natal Game Jam, fruto do primeiro edital de seleção pública do Brasil voltado para jogos digitais.

Em seu primeiro dia, o evento iniciou-se com a realização de credenciamentos, seguiu com a execução da palestra magna com o professor da UFRN, Manoel Veras de Sousa Neto, especialista em Tecnologia da Informação. E foi finalizado, com o painel “Desafios da Inovação no Setor Público”, que contou com a ilustre presença de Marco Bruno Miranda Clementino – Juiz Federal no Rio Grande do Norte, Hugo Alexandre Meneses Fonseca – Coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado do Rio Grande do Norte (Sedec), Larissa Marques – Mentora em Saúde e Bem Estar, Diretora de Inovação da CDL Jovem Natal e Consultora e Instrutora do Sebrae, e Alexsandro Ferreira – Secretário Municipal de Planejamento.

O prefeito Álvaro Dias destacou, em seu discurso, a importância da realização do encontro, e falou sobre a iniciativa da prefeitura do Natal em promover e apoiar eventos como esses na área científica, tecnológica e de inovação. Na ocasião, ele lembrou o sucesso que foi segunda edição da Campus Party, realizada em agosto, e que movimentou milhares de pessoas na capital potiguar. 

O I ECCI, tem o apoio de seu Órgão colegiado, o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – Comcit, do Sebrae e de instituições de ensino, como a Universidade Potiguar – UnP, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, através do Instituto Metrópole Digital – IMD, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra – IIN-ELS.

“Esse encontro, vem reforçar ainda mais as iniciativas que a Prefeitura do Natal tem realizado, através de práticas e ferramentas eletrônicas e digitais que trazem o cidadão natalense para próximo do Poder Público, contribuindo para o avanço e modernização da máquina administrativa”, disse Alexsandro Ferreira, secretário de Planejamento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

DIA 06/12 (SEXTA-FEIRA) – MANHÃ
8h-12h – Apresentações de trabalhos e mostra de projetos
8h-9h20 – Painel Ciência e Tecnologia na Educação
9h30-10h10 – Palestra 500 anos da Vida e Obra de Leonardo da Vinci – “Homenagem aos 100 anos do Dr. Moacyr Medeiros”
10h20-10h50 – Quiz Fake News na Ciência
11h-12h20 – Painel Soluções STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no Século XXI

DIA 06/12 (SEXTA-FEIRA) – TARDE
14h-17h – Apresentações de trabalhos
14h-15h20 – Painel Parques Tecnológicos: desafios e oportunidades
15h30-16h30 – Painel Ensino e Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação
16h40-17h40 – Painel Inovação e Tecnologia na Criação Artística
18h – Abertura do Natal Game Jam

DIA 07/12 (SÁBADO)
Natal Game Jam (fechado para inscritos na seleção pública nº 38-2019)

DIA 08/12 (DOMINGO)
Natal Game Jam (fechado para inscritos na seleção pública nº 38-2019)


Deixe um Comentário