Saúde

Prefeito Álvaro Dias abre Dia D de vacinação contra Pólio e Sarampo

O PREFEITO ÁLVARO DIAS FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO AOS PAIS PRESENTES NA UNIDADE DE SAÚDE

O Dia D da vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo contou com a participação do prefeito de Natal, Álvaro Dias, na abertura da programação realizada na Unidade de Saúde da Família do bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste da cidade, no início da manhã deste sábado (18). A meta da Secretaria Municipal de Saúde é de imunizar 43.475 crianças em Natal até o dia 31 de agosto, fim da campanha.

Hoje, das 8h às 16h, 64 salas de vacinação, nos cinco distritos sanitários, estão abertas para atender à demanda de crianças entre 12 meses de idade até menores de cinco anos para serem imunizadas contra essas duas doenças.

Espera-se que hoje, com essa mobilização nas unidades de saúde do Município e postos instalados em locais públicos de grande fluxo de pessoas, como os shoppings, que a cobertura vacinal tenha melhores resultados do que os da primeira semana da campanha nacional, quando menos de 10% do público alvo foi atingido. Lembrando que as crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, a partir de 12 meses e baixo de cinco anos, que já tiverem tomado essas vacinas devem receber novas doses. Somente aquelas que já foram imunizadas nos últimos 30 dias não necessitam de nova dose agora.

O prefeito Álvaro Dias falou sobre a importância da imunização aos pais presentes na unidade de saúde, afirmando que somente desta forma é que se pode evitar a propagação de vírus que causam tantos danos à saúde da população. “É importante se vacinar por que são duas doenças difíceis de se tratar, constrangedoras e que causam males a quem é acometido por elas. Então é importante que os pais se conscientizem sobre a necessidade de vacinar seus filhos”, afirmou o prefeito, chamando a população de Natal responsável por crianças da faixa etária destas vacinas a levarem seus filhos para receber a dose a imunização.

O secretário Municipal de Saúde, George Antunes, destacou a importância da realização da campanha. “Precisamos sempre divulgar, precisamos através da comunicação, dos profissionais de saúde, chegar de maneira mais forte à população, aos pais. Durante muito tempo as pessoas não conviveram com o Sarampo e a Poliomielite e desconhecem a gravidade da situação, e hoje estamos em estado de alerta por causa do Sarampo que está entrando no país e a população precisa se conscientizar disso, e esse Dia D serve para lembrar, mas para nós o Dia D serão todos os dias deste mês”, afirmou, lembrando que a campanha se estende até o dia 31 de agosto.

Durante a campanha, que se estende até o dia 31 de agosto, o objetivo é imunizar 43.475 crianças na capital potiguar e os pais ou responsáveis pelos menores podem buscar atendimento em qualquer unidade de saúde do Município, além dos postos extras montados nos shoppings nestes dois últimos fins de semana de agosto.

Janaína Cristina Barros, 35, chegou logo cedo à Unidade de Saúde da Família Felipe Camarão II como o filho de quatro anos Davi Lucas. Com o cartão de vacinas do filho em dia, ela afirma saber da importância de vacinar o filho contra doenças que podem deixar sequelas severas, como a paralisia infantil. “Eu vi na TV que tem a campanha e vim dar a dose pra ele porque ele tem todas as vacinas em dia”, afirmou. O filho, ante de ir para sala de vacina, desenhou, ganhou pintura e brincou com equipes que ajudavam a descontrair as crianças antes enfrentar a agulha.

A mãe de Daniel, de um ano e quatro meses, Édna Andrade, 35, também chegou logo cedo à unidade. “Eu achava que ele não precisava tomar a vacina porque tem a carteira de vacina em dia. Mas vim me informar e disseram que precisava e eu trouxe logo”, afirmou, reconhecendo a importância da imunização para o filho e disse que a campanha é importante para alertar outros pais que só levam os filhos para vacinar em oportunidades como essa.

Quem deve ser vacinado:

Contra o Sarampo, que voltou a registrar aumento de casos no Brasil neste ano, devem ser imunizadas crianças de um ano até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses já tenham recebido. Quem tomou a vacina nos últimos 30 dias, não precisa receber nova dose agora.

Contra a Poliomielite, devem ser imunizadas as crianças de um ano até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses já tomaram durante a vida. Caso ainda não tenha sido vacinada contra essa doença, será realizada a vacina inativada de poliomielite, e para as crianças já vacinadas uma ou mais vezes, será feita a vacina oral, a chamada gotinha.

Shoppings

Postos de vacinação foram montados em shoppings da cidade neste fim de semana (dias 18 e 19) e no próximo (25 e 26) com a intenção de ampliar a cobertura de crianças vacinadas contra a poliomielite e o sarampo em Natal. A iniciativa da Prefeitura Municipal do Natal, junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possibilita a abertura de salas de vacinação nos shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping, Cidade Jardim e Praia Shopping.

Horário de funcionamento nos Shoppings

Midway Mall – sábado e domingo – 10h às 20h

Partage Norte Shopping
Sábado – 10h às 18h
Domingo – 11h às 18h

Shopping Cidade Jardim
Sábado – 9h às 17h
Domingo – 15h às 19h

Praia Shopping
Sábado e domingo – 10h às 17h


Deixe um Comentário