Cidades

Prefeito abre semana do Meio Ambiente de Natal com mesa redonda sobre cidades inteligentes

FOTO: ARGEMIRO LIMA

A semana começa chamando a atenção para um tema bem importante, o meio ambiente. A partir desta segunda-feira (31), a Prefeitura inicia a programação da Semana do Meio Ambiente de Natal (Sema) 2021, realizada em formato virtual. A abertura oficial é em formato de live, às 10h, com a mesa-redonda “Cidades inteligentes: como a tecnologia pode ser uma aliada da sustentabilidade”, no seu canal do youtube (youtube.com/natalprefeitura), e conta com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do secretário  de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, e do professor doutor em desenvolvimento e meio ambiente, Leonardo Pivôtto.

Com o tema Inovar para preservar: ciência e tecnologia a favor do meio ambiente, a programação da semana traz webinário, palestra, mesas redondas, biodicas, podcasts, tutoriais e vídeos nas redes sociais como parte da agenda de atividades, que acontecem até o dia 5 de junho. Coordenada pela Semurb, a programação mobiliza várias secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta.

“Precisamos desenvolver a cidade, gerando emprego e renda, mas com preservação ambiental. Para isso, a ciência e a tecnologia são aliados fundamentais. Sendo assim, optamos por debater esse tema tão importante nessa Semana do Meio Ambiente”, afirmou o prefeito Álvaro Dias, destacando que Natal por ser uma cidade com vocação turística, depende muito de uma boa relação com o meio ambiente. “Nossa mola propulsora do desenvolvimento é o turismo relacionado com nossas belezas naturais”, emenda Dias.

Na terça-feira (1/06), acontece mais uma mesa redonda, desta vez com a participação dos técnicos da Prefeitura, às 16h30, com o tema “Ações para gestão do verde em Natal: estratégias intersetoriais” para debater importantes projetos como o Planta Natal e Natal Mais Verde. E ainda, assuntos como manejo arbóreo, limpeza urbana, gestão de resíduos, hortos municipais e áreas verdes.

Ainda na terça-feira, às 19h30, também no canal do youtube, acontece a palestra “Mudanças climáticas e a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento sustentável”, que traz o coordenador do Fórum Clima Salvador (BA), Virgílio Teixeira Machado, e a professora adjunta do departamento de Políticas Públicas e do programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em ambiente e sociedade pela Unicamp, Zoraide Pessoa.

Ações

Ainda entre as atividades que farão parte da programação da Sema Natal 2021 podemos destacar o Eco Drive Lixo Eletrônico, nos dias 02 e 04 de junho. O ponto de coleta vai funcionar na entrada do Parque da Cidade, na Av. Omar O’Grady, em Candelária, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O intuito é estimular as pessoas a separarem seus equipamentos eletrônicos como computadores, impressoras, telefones, carregadores e eletrodomésticos para o descarte seguro.

Ainda programação do dia 02/06 está o lançamento virtual do Anuário Natal, às 10h, também no youtube. A importante publicação editada pela Semurb traz um compêndio de diagnósticos e dados sobre a cidade, constituindo um importante instrumento de conhecimento e planejamento estratégico de políticas urbanas e ambientais. “Esta é uma ferramenta da qual a Prefeitura de Natal vem fazendo uso desde o ano de 2003, quando se constituiu o primeiro Anuário Natal. É concebido de forma a permitir uma leitura completa da realidade do Município”, explica o secretário da pasta, Thiago Mesquita. Já a noite, às 19h30, acontece o webinário “Ciência e tecnologia a favor do meio ambiente”, que vai debater o tema da Semana do Meio Ambiente Natal no canal do youtube da prefeitura.

Para Mesquita, “o evento é uma grande oportunidade de falar sobre o tema, já que ao pensar na palavra tecnologia, as pessoas sempre associam às máquinas mais modernas e avançadas, mas o termo é bem mais amplo e envolve procedimentos, métodos ou campos da ação humana. E em meio ao enfrentamento de uma pandemia sem precedentes, o assunto se coloca em evidência pela importância do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, que resultem em alternativas eficientes, capazes de sustentar o planeta futuramente”, ressalta.

Durante cinco dias de programação, além dos eventos on-line, o público poderá conferir conteúdo informativo através de vídeos, biodicas e oficinas nas redes sociais da Prefeitura. Além do podcast “Minuto da Sustentabilidade”, produzido pelos educadores ambientais da Semurb, edição especial Sema 2021.

Já no dia 04/06 um conteúdo audiovisual com o teatro de mamulengos da educação ambiental da Semurb, abordando os cuidados com o lixo e cordel produzido por Maurílio Américo e Felipe Pereira intitulado “Arsban em: sanear é vida”. Além do minicurso “Revisitando o Patrimônio Cultural de Natal: perspectivas para o uso em sala de aula”, realizado pelo setor de educação ambiental (SEA/Semurb). A capacitação é destinada a educadores das redes pública e privada de ensino e será ministrada na modalidade EAD pelo historiador, Luciano Capistrano, das 9h às 12h. Ao todo foram disponibilizadas 30 vagas.

No dia mundial do meio ambiente, 5/06, haverá uma ação de sustentabilidade on-line em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, onde a Prefeitura vai promover uma ação especial no seu perfil do Instagram. “Cada curtida na postagem vai ser transformada em uma muda de árvore, que será plantada em diversos pontos da cidade até o final do ano pelo projeto Planta Natal. Sua curtida se transforma em uma árvore, que tal?”, revela Thiago Mesquita.

As atividades da semana se prolongam nos dias 8 de junho com o lançamento do projeto Limpa Natal, idealizado pela Companhia de Limpeza Urbana de Natal (Urbana), com o objetivo de promover práticas de educação ambiental nas secretarias. A sede da Prefeitura será a primeira a receber o coletor para o recolhimento de lixo eletroeletrônico, que será instalado em todas os órgãos da municipalidade. Encerrando no dia 9/06 com a inauguração do Horto Municipal do Potengi, na zona norte de Natal, que foi todo reestruturado para aumentar a capacidade de produção de mudas para a cidade.

Data

O Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. A data tem como objetivo principal conscientizar as populações ao redor do mundo a respeito da importância de proteger os recursos naturais e para que os povos adquiram uma postura consciente sobre a preservação do planeta.


Comente aqui