Segurança

Polícia do RN adquire mais de mil pistolas Glock de calibre .40

FABRICANTE GLOCK DETÉM RECONHECIMENTO MUNDIAL, NÃO SOMENTE DA QUALIDADE, MAS TAMBÉM DA CONFIABILIDADE DE SUAS PISTOLAS. FOTO: GETTY

A GLOCK, fabricante austríaca das pistolas queridinhas dos policiais e amantes de armas de fogo no mundo inteiro, ainda nem lançou sua nova geração (5), mas já comemora a venda de 1.024 unidades de calibre .40 para o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), no valor de R$ 1.902.018,56. O armamento será destinado às polícias Militar e Civil.

O processo de aquisição do armamento, através de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foi publicado na edição dessa sexta-feira no Diário Oficial do Estado (DOE), e contou com as assinaturas do secretário-adjunto da Sesed, Osmir de Oliveira Monte, e do representante da empresa GLOCK AMERICA S.A, Franco Giaffone.

Diante disso, a polícia potiguar passa a renovar seu armamento, já obsoleto no ponto de vista tecnológico, composto na maior parte por pistolas e submetralhadoras da empresa Taurus, de fabricação nacional.

Em maio passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública está preparando uma licitação para a compra de 106 mil pistolas calibre 9 mm para uso da Força Nacional de Segurança Pública e das polícias civil e militar dos estados e do Distrito Federal.

O valor total previsto para a compra é de 444,7 milhões de reais. De acordo com a pasta, o custo unitário de um conjunto contendo a arma com quatro carregadores, uma maleta e um kit de limpeza é de 4.165,67 reais, incluindo impostos.

Histórico

Em 1983 a GLOCK 17 foi, oficialmente, adotada pelo exército austríaco, que fez um pedido inicial de 30.000 unidades, e a partir daí a “pistola de plástico” como a mídia a chamava passou a ser o centro das atenções em muitas conversas entre apreciadores de armas. Aos poucos a nova pistola foi vencendo a desconfiança inicial e foi adotada também pelas forças norueguesas. A consolidação mundial de suas pistolas ocorreu em 1985 quando a empresa montou uma fábrica nos Estados Unidos para alcançar este gigantesco mercado, sendo adotada por inúmeras forças policiais americanas. Era o reconhecimento, não somente da qualidade, mas também da confiabilidade de suas pistolas. Ao perceber que aumentavam os pedidos, a GLOCK foi introduzindo novos modelos de pistolas e ampliando sua área de influência.


Deixe um Comentário