Ambiental

Piúba de cigarro pode ter causado mais um incêndio de grandes proporções na zona Sul de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Cinco terrenos desocupados foram alvos de incêndio de grandes proporções, na última terça-feira, 13. O local que fica vizinho ao Motel Vision, na BR-101, zona sul da capital, teve grande parte de sua vegetação queimada pelo fogo. A fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi acionada pelo Corpo de Bombeiros Militar, para registrar e identificar os proprietários, que foram autuados por descaso ambiental com sinistro de fogo.

As informações repassadas pelos Bombeiros, que atenderam a ocorrência, por volta das 11h, de terça-feira, indicou que se trata de uma grande quadra, marcada localmente por uma área caracterizada como antigo vale dunar. Para eles, a possível fonte do fogo foi uma piúba de cigarro.

Segundo a Corporação, no local tinha um misto de vegetação que nasce no meio a entulhos e de espécies nativas isoladas, já bem desidratadas em face ao período seco, o que favorece a forte presença de material combustível para o fogo. Também havia farto material combustível, como pneus, o que favoreceu a rápida expansão do fogo e a toxidade da fumaça.

Os fiscais da Semurb, que estiveram no local, constataram que um dos terrenos, que fica com uma face voltada para a Rua Jornalista Sebastião Gomes de Carvalho, é utilizada por carroceiros para deposição irregular de resíduos sólidos, sobretudo os da construção civil, sendo mapeada pela Urbana como um dos cerca de 600 pontos de deposição irregular lixo de Natal.

Os proprietários já foram devidamente identificados e notificados sobre os danos causados e deverão adotar as devidas providências no sentido de recuperar a área degradada. Também foi aplicada uma multa ao proprietário dos quatro lotes no valor de R$ 8.052,00 por descaso ambiental.

A ação faz parte da operação Abrace o Meio Ambiente da qual a Semurb é parceira, que visa conscientizar a população contra os incêndios florestais e em terrenos baldios, que desde o início da Operação Abrace o Meio Ambiente, recebe denúncias de sinistro com fogo que chegam a SEMURB por meio do Corpo de Bombeiros Militar. A autuação dá-se pela omissão dos proprietários de lotes urbanos, que não realizam a devida manutenção de seus lotes, como limpeza e o cercamento.

As denúncias sobre terrenos em descaso ambiental ou de imóveis abandonados, o cidadão pode fazer pelo telefone da ouvidoria da Semurb 3616-9829, pelo e-mail: [email protected] e até pelo 190.


Comente aqui