Tecnologia

Pesquisadores do RN apresentam carro convertido para veículo elétrico

VEÍCULO FOI CONVERTIDO PARA ELÉTRICO APÓS USO DE SIMULADOR CRIADO POR UNIVERSITÁRIOS POTIGUARES

Um carro de passeio com motor de combustão interna foi convertido para elétrico por pesquisadores potiguares, após análises de um simulador criado por eles. O veículo resultado da pesquisa é uma das atrações do XXI Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, integrante da rede Laureate, que começa hoje (06/11) e segue até a próxima sexta-feira, na Unidade Roberto Freire.

Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de dois alunos do Curso de Engenharia Elétrica, o simulador possui mais de 150 diferentes tipos de carros com suas características construtivas. Nele, os estudantes Elizeu Lisboa Dantas e Jefferson Thiago de Arruda adicionaram os elementos comerciais para montar o sistema do veículo elétrico.

A última etapa da pesquisa foi a adaptação do carro que está exposto no Espaço de Eventos da UnP. “Sobre o aspecto do investimento na conversão, de forma geral, considerando os custos das compras dos elementos do sistema, dos desembaraços alfandegários e do serviço de conversão, o retorno sobre o investimento é na média de 24 meses”, explica o orientador do projeto, Prof. Giuliani Garbi.

De acordo com o docente, espera-se que, com o atual custo da gasolina, o proprietário tenha uma economia diária de 85% do que gastaria se abastecesse. Durante o Congresso, o simulador estará à disposição de todo o público interessado para avaliar os custos da conversão.

CONGRESSO


Com o tema “A Sociedade, a Universidade e o profissional na era 4.0: impactos e oportunidades”, em 2019, o Congresso Científico da UnP traz uma ampla programação aberta a todo o público interessado em conhecer as novidades na área de pesquisa no Rio Grande do Norte.

Além da palestra de abertura no dia 6 de novembro, a partir das 19h, com o Prof. Francisco Irochima, o Congresso conta com Mesas-redondas, Palestras, Oficinas e Mostras de Trabalhos. As inscrições para o evento estão abertas em www.unp.br/congressocientifico.



Deixe um Comentário