Cidades

Pesquisador da UFRN embarca para expedição na Antártica

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

“É fantástico. É uma paisagem surreal. Não parece uma paisagem terrestre, parece uma paisagem alienígena, de outro lugar”, contou o professor José Henrique, da Escola de Ciências e Tecnologia. Quem vê imagens da Antártica pela televisão pode não ser capaz de dimensionar a beleza e grandiosidade do continente. Já quem participou de 14 expedições, como o professor José, tem propriedade para falar sobre o lugar.

Dia 25 de outubro, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) chega à Estação Antártica Comandante Ferraz para realizar sua 15º expedição. Vinculado ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar) desde 1994, após sua graduação pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), José Henrique é convidado regularmente para cumprir missões na estação brasileira.

Físico e doutor em Geofísica Espacial, ele desenvolve estudos sobre a alta atmosfera terrestre, vinculados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desta vez, ele irá fazer a reinstalação de sistemas de sondagem ionosférica para que as pesquisas possam continuar após a reinauguração da estação. Sua chegada ao Brasil está prevista para acontecer na semana de Natal, no fim deste ano.


Comente aqui