Cidades

Patrulha Maria da Penha inicia nas comunidades ciclo de palestras sobre violência doméstica

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal do Natal (PMP/GMN) iniciou na sexta-feira (24) o ciclo de palestras que leva o tema da violência doméstica diretamente as escolas e comunidades da capital. A primeira ação de conscientização foi realizada na Associação dos Carroceiros de Natal, no conjunto Vale Dourado, bairro Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte da cidade.

A palestra contou com cerca de 50 mulheres da comunidade do Vale Dourado e foi ministrada pela coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Natal, Michely Oliveira. O momento contou com uma apresentação em linguagem simples e didática versando sobre a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), onde foram mostradas as punições para quem pratica violência doméstica, os tipos de violências, entre outras situações.

“O plano é conscientizar as mulheres sobre os seus direitos. Mostrar que existe lei que as protege, que existe uma rede pública composta pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para acolher, proteger a vítima e punir o agressor”, ressaltou a coordenadora Michely Oliveira.

As palestras vão ser sequenciadas em outras comunidades durante o mês de outubro. O plano é a realização de três palestras por mês abrangendo comunidades distintas, sendo uma ação por semana durante as três primeiras semanas de cada mês.

O trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) desenvolvido pela equipe da Patrulha Maria da Penha vem sendo ampliado. Além do serviço de proteção, amparo e monitoramento das vítimas de violência doméstica, a Patrulha construiu parcerias que estão propiciando capacitação profissional e alimentos às mulheres vítimas que necessitam dessas ajudas. A Patrulha Maria da Penha nas Comunidade é um novo passo para o fortalecimento das ações de combate à violência contra à mulher na capital.



Comente aqui