Saúde

Parceria entre HMWG e UNI-RN proporciona tarde de prevenção sobre o Aedes Aegypt

VESTIDOS DE AEDES AEGYPT OS ALUNOS PERCORRERAM DIVERSOS SETORES DE INTERNAÇÃO. (DIVULGAÇÃO)

VESTIDOS DE AEDES AEGYPT OS ALUNOS PERCORRERAM DIVERSOS SETORES DE INTERNAÇÃO. (DIVULGAÇÃO)

 

Uma forma descontraída e interessante de alertar pacientes e acompanhantes do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) sobre os perigos da Zica, Dengue e Chikungunya. Foi com esta proposta que uma parceria entre a maior unidade de saúde Pública do RN e a UNI-RN, resultou na ação realizada na tarde da terça-feira (26) pelos estudantes do curso de enfermagem, Lucas Ferreira e Julia Louise.

Vestidos de Aedes Aegypt os alunos percorreram diversos setores de internação e distribuíram um informativo escrito em cordel com orientações de como combater a proliferação do mosquito.    A professora do curso de enfermagem, Evelyn Yamashita de Paiva, conta que a ideia de levar informação de forma divertida para a população teve início ainda em 2015. “Com o aumento dos casos (das doenças transmitidas pelo Aedes), começamos a nos apresentar em escolas e teatros”.

Ela também diz que paralelo ao trabalho de visitação a outras instituições, a UNI conta com um grupo de teatro composto por sete componentes do quinto período do curso de enfermagem. “Com este já temos uma peça montada sobre a dengue”, informou. Durante a visita as áreas de internamento, os dois simpáticos mosquitos ganharam os apelidos de Chico (Lucas) e Gunha (Julia). “Chico” disse que recebeu o convite da coordenadora do curso e aceitou na hora participar da ação. “Sou uma pessoa muito comunicativa”, afirmou. Contudo, Lucas não fazia ideia de como seria a reação das pessoas.

Ele conta que se surpreendeu com o resultado. “Eu não esperava a reação de alegria dos pacientes, não imaginava que fosse tão grande. A gente começava a falar e as pessoas botavam logo um sorriso no rosto”, disse.



Deixe um Comentário