Ambiental

Operação #SeChegarAGenteLimpa capacita voluntários em Macau

VOLUNTÁRIOS SE INSCREVERAM EM PROGRAMA PARA LIMPAR PRAIAS ATINGIDAS POR ÓLEO. FOTO: GILBERTO CRISPIM/REPRODUÇÃO

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, Defesa Civil Estadual e Secretaria de Saúde da Pública (SESAP), realizou nessa quarta-feira, 6, capacitação de voluntários para atuarem na limpeza das praias atingidas por óleo no município de Macau.  

A formação aconteceu no Auditório do Porto Ama e foi destinadas aos voluntários cadastrados pela Defesa Civil, para atuarem na operação #SeChegarAGenteLimpa, e tem por objetivo habilitar as equipes formadas a adotarem os procedimentos apropriados para limpeza das praias afetadas por óleo, em caso de emergência. 

Durante a atividade, as equipes formadoras abordaram diversas temáticas, principalmente, a atual situação no RN, recomendações a respeito do uso de materiais e equipamentos de proteção individual (EPI’s) adequados e sua importância, os cuidados com a saúde ao estabelecer contato/se expor ao resíduo oleoso e procedimentos operacionais para as ações, quando necessário. Na importunidade, os servidores, Monaliza  Mendes – Idema; George Fernandes – Defesa Civil; Svetlana Lemos – SESAP e Francisco Ferreira Júnior – SESAP, ministraram as oficinas. 

Segundo a educadora ambiental do Idema, Monaliza Mendes, considerou participação dos voluntários satisfatória. “Apesar não ter praias atingidas com óleo na região,  tivemos uma boa interação com os participantes. Todos demonstraram disponibilidade para agir, caso haja necessidade. Também nos relataram que ja existem pequenos grupos organizados, fazendo monitoramento diário do litoral”, relatou.


Deixe um Comentário