Cidades

Natal Praia Inclusiva acontece neste sábado em Ponta Negra

FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois de quase três anos na ativa, veio um ano e meio de paralisação por causa da pandemia. O Projeto Natal Praia Inclusiva está suspenso desde março do ano passado, mas vai ganhar uma edição especial neste sábado (25), em comemoração ao Setembro Verde, mês de luta por inclusão das pessoas com deficiência. “Nosso projeto atende pessoas com deficiências e muitas com comorbidades, que são grupos de risco para Covid. Apesar do avanço da vacinação, ainda não podemos retomar como antes da pandemia. Mas sábado, com muito cuidado, poderemos matar um pouco da saudade”, diz Jackson Alexandre, presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef).

O Projeto Natal Praia Inclusiva foi criado em 2017. A ideia era possibilitar que pessoas com deficiência pudessem experimentar o prazer de um banho de mar. Com ajuda de voluntários, eles trocavam a cadeira de rodas, por exemplo, por uma anfíbia, e entravam no mar. “Vivemos experiências incríveis no projeto. Com a visibilidade que ele foi ganhando, começamos a receber gente de todo o Estado. Foi emocionante presenciar muitas pessoas com deficiência tendo contato com o mar pela primeira vez”, lembra vereador Tércio Tinoco, que estava na presidência da Sadef quando o projeto foi idealizado.

Além do banho de mar assistido, o projeto também oferecia atividades de esporte e lazer na praia, todos os sábados e domingos, na praia de Ponta Negra, no trecho perto do Morro do Careca. A ampliação para a praia da Redinha estava prevista para março do ano passado, mas foi adiada por causa da pandemia. A edição deste sábado acontece em Ponta Negra, com todas as atividades oferecidas normalmente.


Comente aqui