Cidades Geral Governo Jurídico Natal Política

Natal: Carlos Eduardo acredita nas pesquisas rumo à reeleição

FOTOS: FÁBIO CORTEZ

FOTOS: FÁBIO CORTEZ

A pesquisa Consult/NOVO/98FM divulgada quinta-feira (02) com as intenções de voto do eleitorado quatro meses antes do pleito alimentou boas expectativas no prefeito Carlos Eduardo (PDT) que vai buscar a reeleição. Ele considerou positivo os 36.3% em intenções de votos que obteve num cenário com 13 candidatos. Já os 4.8% para Fernando Mineiro (PT) e 4% para Robério Paulino não os agradaram. Para eles, esse resultado não representa a realidade.

Carlos Eduardo comemorou e disse que deve se posicionar ainda melhor com a redução no número de candidatos que deve ocorrer. “Apareceram 13 candidatos e acredito que teremos um número reduzido em menos da metade. Fico satisfeito porque o resultado da pesquisa mostra um reconhecimento do povo de Natal que ainda está distante do pleito. Seguindo a pequisa, a soma dos treze ainda dá primeiro turno. Acredito que quando a campanha começar e prestarmos contas do que estamos fazendo vamos melhorar ainda mais”, declarou o prefeito.

Ele destacou que o resultado é satisfatório e estimula a sua pré-campanha mesmo com o eleitor se encontrando num momento de repulsa aos políticos. “O país vive um momento de crise econômica e política sem precedentes. A população esta arredia e repudiante à política. É um período muito dificil e acredito que a população ainda não se voltou para o pleito municipal. Quero agradecer porque apesar dessa situação tivemos menor rejeição, grande aprovação e estamos projetados pelo povo de Natal”, destaca.

Carlos Eduardo lidera na pesquisa com 36.3% dos votos, seguido por Mineiro (4.8%), Robério Paulino (4%), Rogério Marinho/PSDB (4%), Jacó Jácome/PSD (3.6%), Walter Alves/PMDB (2.8%), Kelps Lima/SD (2.4%), Rafael Motta/PSB (2%), Márcia Maia (1.6%), Luiz Gomes (1.5%), George Câmara/PCdoB (1%), Gleydson Batalha/PTC (0.3%) e Geraldo Ferreira (0.1%). Dos entrevistados na pesquisa, 23.8% disseram que não votariam em ninguém e 12% ainda não sabem em quem votar.

O prefeito articula sua reeleição mas disse que ainda não definiu quem vai companhá-lo como vice na chapa majoritária. “As definiciçoes so devem ocorrer final de julho e daí se definirá a chapa proporcional e a majoritária. Até lá ocorrerão marchas e contramarchas. muito dialogo para fechar as chapas proporcionais e majoritaria. depois da segunda quinzena de julho a gente terá como falar mais claramente sobre isso.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN 06487/2016. Foram ouvidos 800 eleitores em todas as regiões da cidade nos dias 24, 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com confiabilidade de 95%.

O resultado da rejeição também chama a atenção porque entre os mais rejeitados o percentual supera o de intenções de votos. Mineiro tem 24.6% de rejeição, seis vezes seu percentual. Já Rogério Marinho vem em segundo na rejeição com 16.4%, quatro vezes sua intenção. Márcia Maia aparece com 15.9% de rejeição e Rafael Mota com 10,9%. Já o prefeito Carlos Eduardo aparece na rejeição em 5º lugar, com índice de 10.6%. Luiz Gomes vem em seguida com 8.9%, Robério Paulino (8.4%), Kelps (8%), Jacó Jácome (7.5%), Walter Alves (7.3%), Gleydson Batalha (5%), George Câmara (3.5%) e Geraldo Ferreira (3.3%). A pesquisa apurou ainda que 18.6% dos entrevistados rejeita todos os citados e que 22.4% não souberam responder.

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Informações: Novo Jornal


Comente aqui