Tecnologia

Mercado de telecomunicações deve crescer em 2020

EXPECTATIVA EM NÍVEL NACIONAL É DE 0,7%, NO ENTANTO, EMPRESAS LOCAIS, COMO A CABO TELECOM, PREVEEM NÚMEROS MAIS POSITIVOS E INVESTEM EM EXPANSÃO. FOTO: DIVULGAÇÃO

O mercado de telecomunicações brasileiro terá um bom ano, segundo os últimos dados divulgados pela consultoria IDC Brasil. A expectativa é que este setor cresça 0,7% em 2020, contrariando a queda de 0,4% no ano de 2019. No entanto, esta retração apontada na pesquisa não foi refletida em âmbito local. A Cabo Telecom, empresa potiguar de telecomunicações, por exemplo, teve um aumento entre 8 e 10% de assinantes em 2019, e deve seguir em crescimento neste ano.

O mercado mais amplo de Tecnologias de Informação e Comunicação, que envolve também software, serviços e hardware também deve crescer em 2020. A expectativa é de que este aumento seja de 4,9%. Com essas perspectivas positivas, os investimentos devem aumentar, como os previstos pela Cabo Telecom, que pretende injetar, apenas neste ano, aproximadamente R$ 43 milhões para a compra de novos equipamentos e cabeamentos, visando aprimorar e expandir o serviço, o que representa R$ 5 milhões a mais do que em 2019.

A expansão da empresa de telecomunicações genuinamente potiguar e que este ano completa 20 anos, perpassa pela ampliação da instalação de fibra óptica em Natal e região metropolitana. “A ideia é continuarmos com a expansão da nossa rede: já temos 300 Km aproximadamente de fibra óptica, e iremos seguir instalando essa nova rede sobre a rede HFC, que funciona há 19 anos e pode seguir por muito mais tempo. A perspectiva para 2020 é colocarmos outros 200/300 Km de rede de fibra na rua”, comenta Claudio Alvarez, diretor presidente da Cabo Telecom, sobre as perspectivas de crescimento da empresa em 2020. “Calculamos outro aumento de clientes no patamar próximo a 10%, como em 2019”, conclui o gestor.

Para Alvarez, a expectativa para esse ano é de que a crise dê uma trégua e a economia possa decolar, para corresponder à projeção de crescimento. “Nós já atravessamos vários altos e baixos ao longo desses 20 anos, mas felizmente, nunca perdemos muitos clientes, nem faturamento. Sem dúvida que, quando o cenário global melhora, impacta positivamente para todo mundo, inclusive para nós, pois vai ter mais gente podendo pagar pelo serviço, ou seja: estamos com a expectativa positiva de conquistarmos mais clientes”, analisa.


Comente aqui