Mercado

Mentoria empresarial ajuda empreendedores a enxergarem caminhos para sucesso dos negócios

PÉRICLES MEDEIROS EXPLICA COMO MENTORIA PODE SER FUNDAMENTAL PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO OU JÁ TEM EXPERIÊNCIA NO MERCADO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Abrir um negócio ou administrar uma crise não é tarefa fácil para muitos empreendedores. Às vezes, o empresário sabe como vender, mas tem dificuldade de construir o seu produto diante do mercado. Também pode se deparar com surpresas desagradáveis durante o caminho e não saber como agir. É para isso que existe o mentor empresarial, uma figura importante na montagem e no desenvolvimento de uma empresa.

O mentor empresarial começa a atuar desde a concepção do negócio, passando pela sua construção e amadurecimento. É um trabalho de orientação que exige muita experiência e conhecimento técnico. Essas são marcas de Péricles Medeiros, CEO da Way Contabilidade, que agora passa a atuar como mentor de empreendedores.

“O mercado não tem espaço para amadores. Há um risco grande de se perder dinheiro pela falta de orientação em como construir um produto ou serviço e colocar aquela ideia em prática. A experiência no ramo contábil proporcionou a expertise para fazer esse trabalho”, disse Péricles.

Faz parte desse processo de mentoria montar um perfil do empreendedor para saber se ele tem uma veia comercial mais aguçada, se ele é um gestor estratégico ou, ainda, se dentro da empresa ele pode identificar colaboradores com características que possam contribuir para o sucesso daquele negócio.

“Esse é um excelente momento para buscar esse tipo de orientação. Estamos no meio de uma crise, com empresas que fecharam as portas ou precisaram se reinventar. Buscar o conhecimento agora é crucial para garantir a sobrevivência do negócio. Quem teve resultados negativos durante essa crise, muito provavelmente trabalhava num processo artesanal, sem orientação técnica”, explicou o mentor.

Autoconhecimento

Qualquer empreendedor pode contar com o trabalho de um mentor empresarial, desde os mais novos aos mais experientes. A jornalista Ilana Albuquerque, que nunca havia montado um negócio, decidiu apostar num nicho de mercado e oferecer o serviço de limpeza de veículos em condomínios, casas, empresas e apartamentos, de forma ecológica, sem usar a água e a energia do local. Ela procurou a orientação para saber como agir diante do desafio.

“Me surpreendi com o trabalho. Péricles me passou informações que me incentivaram a descobrir que empreendedora eu sou, qual o meu perfil. Me conhecendo, eu consigo agir melhor. Ele me ajudou a enxergar metas, como traçá-las e como atingí-las. E isso junto com o conhecimento contábil, fiscal e financeiro”, resumiu Ilana.

Péricles explica que é preciso trabalhar a mentalidade. “O mentor trabalha a cabeça do empreendedor, faz com que ele encontre caminhos que sejam mais benéficos e lucrativos. Ajuda a quebrar barreiras e conquistar o sucesso. Esse é o maior objetivo”, encerrou Péricles.


Comente aqui