Coluna

Meio Ambiente e Sustentabilidade

ENCONTRO MARCADO

Sou Nayara Azevedo, coordenadora do Instituto Cidade Limpa e organizadora do Dia Mundial da Limpeza de Natal. E a partir de hoje, você tem um encontro marcado comigo todas as quintas-feiras, aqui no Blog do FM.
Hoje trago algumas notícias sobre o meio ambiente e como podemos cuidar melhor dele.

NATAL, CIDADE LIMPA

O Instituto Cidade Limpa está organizando o Dia Mundial da Limpeza em Natal, que acontece no dia 21 de setembro deste ano, e precisa de você para tornar essa ação ainda melhor. Eles organizaram uma vaquinha virtual que está arrecadando doações para a realização do evento. Ajude a tornar Natal a capital mais limpa do Brasil. Acesse: shorturl.at/BCINX e contribua.
Em 2018 o Dia Mundial da Limpeza reuniu mais de três mil voluntários nas praias de Natal e coletou mais de 13 toneladas de resíduos. No Brasil, são 363 cidades participando do evento, com mais de 100 mil voluntários, coletando mais de 2 mil toneladas.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA SERÁ 21 DE SETEMBRO

QUEIMADAS

Um corredor de fumaça originado pelas queimadas na Amazônia vem descendo pela América do Sul e atingindo o Centro Oeste, o Sudeste e o Sul do Brasil, além de países vizinhos como Argentina, Uruguai, Peru e Bolívia.
Em São Paulo, a fumaça provocada pelas queimadas no sul da Bolívia e no Paraguai no fim de semana contribuiu o escurecimento do céu do estado, por volta das 15h da segunda-feira. A fumaça dos incêndios atravessou o Paraná, Mato Grosso do Sul, atingiu o estado de São Paulo e chegou a alcançar Minas Gerais, somando-se à fumaça provocada pelas queimadas amazônicas e aumentando a intensidade desse “corredor”.

QUEIMADAS FAZEM O DIA VIRAR NOITE EM SÃO PAULO

PLÁSTICO NO GELO

Pequenos pedaços de plástico foram encontrados em núcleos de gelo perfurados no Ártico por uma equipe de cientistas liderada pelos Estados Unidos.
Os cientistas afirmam que o gelo seria de ao menos um ano e teria chegado a partir de regiões mais centrais do Ártico. A região está bastante comprometida em razão do rápido derretimento do gelo marinho.
O gelo recolhido será enviado para análises mais aprofundadas, que integram esforços para compreender os danos que os plásticos acarretam a peixes, aves marinhas e mamíferos de grande porte, como baleias.
As descobertas ajudam a destacar a proporção epidêmica do problema do lixo em todo o mundo. A ONU calcula que, até hoje, em torno de 100 milhões de toneladas de plástico tenham sido despejadas nos oceanos.

FORA DO “LOBBY DO PLÁSTICO

Dada a urgência de reduzir a dependência de plásticos de uso único, a Coca-Cola e a PepsiCo informaram ao Greenpeace a sua decisão de cortar os laços com a Associação da Indústria de Plásticos, a terceira maior indústria de fabricação dos Estados Unidos. A iniciativa é uma consequência da pressão de várias organizações humanitárias, além do fato de a posição da Associação não ser compatível com seus objetivos de redução de plásticos das empresas, que pararam de pagar a taxa anual para o lobby do plástico americano.
A decisão foi tomada em meio à grande discussão sobre a quantidade de plástico utilizada pelas duas empresas para a fabricação de suas embalagens, aliada ao aumento da consciência social da proteção ambiental e do combate às mudanças climáticas.

COLA-COLA E PEPSI CORTAM LAÇOS COMA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO

DESCARTE DE RESÍDUOS

Cada pessoa produz por dia um quilo e meio de resíduos, Natal produz cerca de 730 toneladas por dia, deste montante reciclamos apenas nove toneladas.
Nós somos a origem determinante desse trajeto a partir do momento que descartamos o lixo. Para fazer o descarte correto, é necessário separar e lavar os resíduos para que estejam prontos para a reciclagem através da coleta seletiva ou alguma Cooperativa.

ECONOMIA LINEAR

A economia linear, já conhecida por todos nós, funciona da seguinte forma: o produto é comprado, usado e descartado. Mas, com a reciclagem, nós fazemos a economia circular, pois os produtos são comprados, usados, descartados, reciclados e voltam para o consumo. Assim teremos uma economia sustentável.

Siga no nosso instragram:

@diamundialdalimpezanatal
@Institutocidadelimpa


Deixe um Comentário