Coluna

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Hora do Planeta 2020  

Natal integrou, mais uma vez, em 2020, o conjunto de cidades que participaram do movimento global conhecido como “A Hora do Planeta”, promovido pela Rede WWF (World Wide Fund For Nature). O movimento aconteceu no último sábado (28) em mais de 200 países com o objetivo de despertar na população uma reflexão sobre as consequências e os desafios de enfrentamento do aquecimento global. 

Em Natal, as luzes do viaduto estaiado de Lagoa Nova foram desligadas pelo período de uma hora. Foto: Alex Régis/PMN

Práticas Agroecológicas em Natal 

Foi sancionada na última sexta-feira, 27, a Lei que que institui a Política de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana do Município do Natal. A política promoverá práticas agroecológicas e sobre os princípios da Economia Solidária visando o menor impacto no meio ambiente, incluindo impacto no solo, gestão de recursos hídricos, saúde dos trabalhadores e poluição gerada pelo transporte entre outros. 

Brasil avança na reciclagem de baterias 

Em um país onde há um veículo automotivo para cada cinco habitantes, segundo o IBGE, dá para se ter uma ideia de quantas baterias de chumbo ácido são descartadas ao longo dos anos. Em acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída por Lei em 2010, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) iniciou em 2019 a implementação do sistema de logística reversa dessas baterias. O acordo setorial foi fechado com Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat), a Associação Nacional dos Sincopeças do Brasil (Sincopeças-BR) e o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (Iber). 

A iniciativa tem abrangência nacional e já prevê participação acima de 60% em todas as regiões do Brasil. As metas são progressivas, estimando recolhimento e envio para reciclagem de mais de 16 milhões de baterias automotivas de chumbo ácido. Segundo a Abrabat, o setor de baterias de chumbo ácido gera anualmente cerca de 300 mil toneladas de itens que ficam sem uso. 

As metas são progressivas, estimando recolhimento e envio para reciclagem de mais de 16 milhões de baterias automotivas de chumbo ácido. Foto: Reprodução

Coronavírus: Isolamento deixa ar mais limpo em cidades da Europa 

A poluição atmosférica diminuiu em áreas urbanas de toda a Europa durante o isolamento social adotado para combater o novo coronavírus, mostraram imagens de satélite.  

Cidades como Bruxelas, Paris, Madri, Milão e Frankfurt tiveram uma redução nos níveis médios de dióxido de nitrogênio entre 5 e 25 de março na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com imagens do satélite Sentinel.  

Reservas hídricas do RN chegam a 30%  

O Rio Grande do Norte chegou a 30,56% de sua capacidade hídrica total, segundo o Instituto de Gestão das Águas (Igarn). De acordo com o relatório do órgão divulgado na última segunda-feira (30), o volume de água somado dos 47 reservatórios do estado potiguar atingiu 1.337.632.792 m³. A capacidade total de armazenamento é de 4.376.444.842 m³.

Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, fica em Itajá, na região Oeste potiguar. Foto: Bruno Andrade

O que a NASA fotografou no dia do seu aniversário? 

Para celebrar os 30 anos do telescópio espacial Hubble, a agência norte-americana criou uma ferramenta que permite pesquisar as fotos tiradas no seu aniversário. No site, você coloca o dia e mês em que nasceu e a NASA mostra o que o telescópio Hubble fotografou na data, com direito a uma breve explicação. 

Ferramenta permite pesquisar as fotos tiradas no seu aniversário. Foto: Reprodução/ Nasa



Comente aqui