Saúde

Marque na agenda: Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia nesta segunda

O DIA D, PARA MOBILIZAÇÃO NACIONAL, SERÁ REALIZADO EM 19 DE OUTUBRO

Os números de casos suspeitos de sarampo no Rio Grande do Norte subiram de 33 para 47 em setembro, a maior concentração dos casos investigados é na 7ª região de saúde, que corresponde à Região Metropolitana de Natal. O número de casos confirmados permanece em quatro. O percentual pode não parecer alarmante, mas deixar a vacinação de lado não é uma opção. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia nesta segunda-feira, 7, e segue até o dia 25 de outubro. O Dia D, para mobilização nacional acontece no dia 19 de outubro.

O público-alvo da primeira fase da Campanha, serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias. A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos. Em entrevista coletiva, o ministro titular da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a prioridade para este grupo justifica-se porque, como provavelmente não receberam a segunda dose da vacina, seus filhos acabam apresentando um sistema imunológico mais vulnerável à doença. Além dos dois períodos, a campanha também destaca o dia 19 de outubro como o Dia D, para mobilização nacional.

Segundo o Ministério da Saúde, foram adquiridos, para este ano, 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o ano que vem, a encomenda foi de 65,4 milhões de doses.

Em 2020, o ministério dará continuidade à campanha. A imunização será dividida em três etapas e incluirá pessoas com idade de 50 a 59 anos. Ao todo, espera-se que a vacinação atinja 39 milhões de brasileiros, que equivalem a 20% da população.


Deixe um Comentário