Educação

Liga Contra o Câncer e UERN oferecem pós-graduação em enfermagem oncológica

AS AULAS SERÃO MINISTRADAS POR PROFESSORES MESTRES E DOUTORES E O CURSO É VOLTADO PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENFERMAGEM COM GRADUAÇÃO RECONHECIDA PELO MEC. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer, em convênio com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN irá ofertar a partir da próxima quarta-feira, 40 vagas para curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Enfermagem Oncológica. A previsão é de que a primeira turma já inicie no dia 12 de março.

Com carga horária de 485h/aulas e o diferencial de dedicar 80 horas a atividades práticas – que contribuirão para que o acadêmico tenha a oportunidade de aprimorar as habilidades técnico-científicas construídas durante a teoria -, o curso oferecerá ferramentas para a aquisição de conhecimento na assistência de enfermagem ao paciente com câncer, com foco nas áreas prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das principais neoplasias, considerando o perfil epidemiológico da população brasileira.

As aulas serão ministradas por professores mestres e doutores e o curso é voltado para profissionais da área de enfermagem com graduação reconhecida pelo MEC, com aulas teóricas uma vez ao mês acontecendo no Campus da UERN, em Mossoró, e aulas práticas presenciais na Liga Contra o Câncer, em Natal.

“O Enfermeiro Especialista em Oncologia pode atuar em todos os níveis de assistência à saúde, oferecendo assistência especializada aos indivíduos e famílias com câncer, assim como também no ensino e pesquisa da enfermagem oncológica”, afirma o diretor do Instituto,  Edilmar de Moura Santos.

Dada a elevação das estatísticas mundiais de mortalidade de câncer, são necessários novos conhecimentos e práticas que acompanhem a demanda crescente de mão de obra especializada na área de oncologia. Para a coordenadora do curso, Kalídia de Lima Costa, a especialização objetiva suprir a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados na área, fornecendo embasamento teórico-prático na oncologia. “O curso irá habilitar o enfermeiro oncologista para promover uma assistência integral e de qualidade ao paciente com câncer e sua família, atuando com competência, em conjunto com uma equipe multidisciplinar desde a prevenção até o tratamento em todas as fases da doença”.

Metodologia

O processo metodológico atende à proposta didático-pedagógica que aponta para uma aprendizagem ativa e colaborativa, com estímulo à interação entre fundamentos teóricos e práticos. O curso terá aulas expositivas, discussões, leitura crítica de textos, com estudos de caso e pesquisas de campo, bem como aulas práticas, seminários e palestras.

 A prática contemplará a experiência no estágio observacional supervisionado diante da estrutura e qualidade dos serviços da Liga, proporcionando experiência em situações reais de trabalho, conhecimento de rotinas e técnicas de atendimento.


Comente aqui