Cidades Geral Natal Social

Lei de reuso de água de Caicó ganha destaque em Revista Cientifica da América Latina

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Com base em uma experiência espontânea, em residência de classe média, na cidade de Caicó/RN, a Revista Cientifica da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental publicou, no dia 06 de abril, matéria que descreve a experiência qualitativa de reuso de água com base na Lei municipal de reuso N°4.603/13 de autoria do mandato do vereador Rangel/PDT.

A revista descreve a experiência no uso do esgoto doméstico secundário da água, para irrigação do gramado e árvores frutíferas de jardim. Nisso, foram identificados impactos sobre os recursos hídricos. Foram realizadas dez coletas de amostras no período de junho a novembro de 2014, em horários definidos, com o objetivo de analisar a conformidade ou não da água de reuso com os padrões de qualidade recomendados pela Lei N°4603 /2013.

A Lei além de uso doméstico recomenda critérios e padrões de qualidade para água de reuso a ser utilizada nas atividades de produção agrícola, fins urbanos, piscicultura e outros segmentos. Um dos impactos encontrado na pesquisa, com base nos resultados obtidos, é que o risco sanitário e as concentrações de matéria orgânica e de sólidos em suspensão maiores que 30 mg/L são as principais preocupações para o emprego da água de reuso bruta analisada em irrigação paisagística.

Para o vereador Rangel, a prática de reuso de água com base em legislação é uma importante politica voltada para residências, condomínios, empresas e estações de tratamento, “A prática de reuso da água deve ser contemplada dentro da atualização do Plano Diretor como na revisão do Plano de Saneamento Básico da cidade de Caicó, além disso, ter a nossa lei e experiência em destaque em uma revista tão importante sobre a área na América Latina mostra que estamos discutindo avanços e discussões de caráter de preocupação para outros países, além do Brasil”, explicou.

A Revista Cientifica da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma publicação semestral concebida e abarca todo o Continente Americano e dissemina informações relativas ao setor, além das novidades técnicas e científicas. Cada edição conta com um tema central que destaca os aspectos fundamentais da Engenharia Sanitária e Ambiental, bem como da Associação.

A matéria publicada no volume 9 do dia 6 de abril de 2016 que trata da experiência pode ser acessada pelo site da Associação Americana http://www.aidis.org.br/


Comente aqui