Cidades

Laboratório Sismológico da UFRN registra cinco tremores de terra em Caraúbas

PRIMEIRO EVENTO NO MUNICÍPIO DA REGIÃO OESTE DO RN NA SEXTA-FEIRA (22) TEVE MAGNITUDE DE 2.7. FOTO: REPRODUÇÃO

Cinco tremores de terra foram registrados no município de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (22). De acordo com Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), o primeiro evento, por volta das 14h, teve magnitude preliminar de 2.7 e pôde ser sentido pela população. Os outros tremores tiveram magnitudes inferiores a 1.6.

“Apesar de o Brasil inteiro estar dentro de uma placa tectônica, eventualmente, eventos sísmicos ocorrem na região. Esses eventos são causados por falhas geológicas que são reativadas na região. Muito provavelmente, o que está acontecendo em Caraúbas é mais uma falha geológica, até então desconhecida, que está sendo reativada”, conta Anderson Nascimento, coordenador do LabSis.

Todas as informações foram repassadas para a Defesa Civil do município de Caraúbas. “Até agora, a magnitude não tem causado grande pânico na população, mas, mesmo assim, estamos em contato com a Defesa Civil de Caraúbas e nos colocando à disposição para ajudar no monitoramento e fornecer informações sobre essa atividade sísmica”, completou o coordenador.

G1RN


Comente aqui