Cidades

Laboratório de Genética Forense do Itep recebe certificado internacional

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Laboratório de Genética Forense (LGF) do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Estado do Rio Grande do Norte (Itep/RN) recebeu certificação internacional do Gitad (Grupo Ibero-americano de Trabalho em Análise de DNA). Em funcionamento desde dezembro de 2018, esta é a primeira vez que o LGF se submete a esta prova de proficiência internacional.

A participação do Laboratório nesta prova  tem por objetivo assegurar a qualidade das análises desenvolvidas, garantir a confiabilidade e integridade dos resultados obtidos pelo e a competência técnica da equipe, mostrando que acompanha o nível de qualidade com outros laboratórios de genética forense do Brasil, da América Latina,  de Portugal e da Espanha. O Certificado é uma das exigências do Ministério da Justiça para integrar a Rede Integrada de Perfis Genéticos.

Contando com quatro peritos oficiais e cinco Auxiliares de Pericia, até o momento, o Laboratório solucionou mais de 200 casos de DNA (Identificação humana, identificação de vestígios e crimes sexuais).

Em parceria com o Governo Federal,  iniciou trabalhos de  implantação do Sistema de Controle de Qualidade com participação do Programa de Mentoria, coleta e levantamento de perfis genéticos de material biológico de condenados para atender a Lei 12.654/2012 e processamento de backlog de amostras de crimes sexuais.


Comente aqui