Cultura

Jornalista e escritor Juliano Freire lança livro para o público infanto-juvenil

O jornalista e escritor, Juliano Freire, lança no próximo dia 19 de junho, às 18h, na Galeria Fernando Chiriboga, no Midway Mall, o livro “Gumercindo mora no Castelo”, o quarto trabalho do escritor voltado para o público livro infanto-juvenil. Os outros três livros já lançados por ele são: “Doninha e o Marimbondo”, “Pereyra – o menino bom de bola” e “Felizardo contra a bruxa da feira”.

Para o autor, escrever com foco nesse público é uma tarefa de enorme responsabilidade, pois são, além de exigentes, mais puros, curiosos e interessados em entender as nuances dos enredos. O livro prestes a ser lançado, traz a história de Gumercindo, um menino como tantos outros, mas que vive de forma incomum para a maioria das crianças de sua idade. Mora em um antigo castelo, sozinho, com suas manias, costumes e boa vida. No traço da ilustradora Natsy Alencar, o garoto ganha vida em cores e nas ameaças de um dragão mal humorado que deseja ver o castelo do menino em ruínas. Persistência é o que não falta ao monstrengo em incomodar a vida do moleque, sempre salvo pela mãe que doma o dragão quando o encontra pela frente.

Freire escreve como se conduzisse uma animação, um desenho animado clássico, com ritmo e sequência, permeada de aventuras. “Quero sempre contar uma história, acho que isso vem do jornalismo, profissão voltada para contar a história do dia a dia das pessoas normais e das personalidades, dos fatos e da vida”, resume o autor. A edição da obra é feita pela Infinita Imagem, empresa parceira e também presente em lançamentos anteriores.

“Um das satisfações de quem escreve livro para crianças e jovens é conversar com eles depois que conhecem a obra literária e ver como entendem ser o final ideal para cada enredo”, explica Juliano.  O escritor acredita que há uma vontade cada vez maior desse público em ler, graças ao trabalho de professores e educadores que fazem diariamente um esforço para colocar a leitura na pauta. E, sua missão como escritor, é contribuir para que elas tenham mais opções de livros, conceitos e mensagens formadoras de seres humanos melhores.


Deixe um Comentário