Geral

Herbário do Parque das Dunas ganha reconhecimento internacional

O Herbário do Parque das Dunas foi indexado. A coleção de amostras botânicas do Rio Grande do Norte foi reconhecida internacionalmente após ser inserida, essa semana, pelo The New York Botanical Garden, no Index Herbariorum, sistema informatizado de reconhecimento das coleções biológicas da Botânica. Esse sistema lista os herbários do mundo todo como fiel depositário, fornecendo seus endereços, especialistas vinculados, principais coleções, entre outras informações.

Os herbários são importantes fontes de consultas para pesquisadores da área da botânica, e além disso, as coleções botânicas apresentam realidades, a exemplo da perda da diversidade ambiental, que servem como base para a elaboração de políticas para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente.

“O fato de o herbário ter sido indexado significa que somos um ambiente seguro para a pesquisa científica. Nossa coleção pode ser visitada por pesquisadores do mundo inteiro e recomendada como um acervo de referência”, afirmou o botânico Alan Roque.

O Idema, através da equipe do Parque das Dunas, vem realizando desde o ano passado, o trabalho de coleta de plantas em todas as Unidades de Conservação do Estado. Esse trabalho tem contribuído para ampliar o herbário que atualmente abriga mais de mil amostras da flora estadual.

“A indexação do Herbário do Parque das Dunas é uma conquista para nós do IDEMA e para os potiguares. Conseguimos através do trabalho sério, de uma equipe dedicada, recuperar o herbário e então sermos reconhecidos internacionalmente. Isso vai nos permitir atrair novos pesquisadores, que irão também contribuir com a disseminação do conhecimento da flora do nosso Estado”, ressaltou o diretor geral do Idema, Rondinelle Oliveira.

O herbário do Parque das Dunas está inserido no Index Herbariorum com a sigla RN.



Deixe um Comentário