Cidades

Guarda Municipal qualifica agentes patrimoniais para melhorar segurança nas UBSs de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A equipe técnica da Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) se encontra promovendo palestras de Postura, Procedimentos e Medidas de Segurança Preventiva direcionadas aos agentes patrimoniais do município que atuam diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. A iniciativa busca aprimorar a segurança nesses locais, integrando ações, fortalecendo atitudes e conceitos de prevenção.

O trabalho é realizado pelos guardas municipais que integram a RondaS/GMN e acontece diretamente em cada UBS onde é agendada uma data e os agentes patrimoniais lotados naquela unidade comparecem para o momento de reflexão, troca de experiência e aprimoramento do conhecimento, tendo como fator de estudo a própria unidade de saúde, que é analisada e pontuda medidas de melhoria da segurança. “Hoje a rede pública de saúde municipal tem mais segurança, graças a essa iniciativa da Prefeitura, que uniu a Semdes e a SMS num convênio que prioriza e assegura a tranquilidade nas unidades de saúde”, comentou a secretária da Semdes, Mônica Santos.

Um ponto importante levantado pelo subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, é que as palestras preventivas também são utilizadas para aproximar e integrar os agentes patrimoniais e os guardas municipais no tocante a procedimentos e interação mútua contribuindo para a segurança dos profissionais e pacientes que utilizam a unidade. “O agente patrimonial é um elo importante na cadeia de segurança voltada as unidades de saúde, pois sua ação vem a contribuir com o trabalho da Guarda e ajuda na melhoria da segurança do local”, comentou o subcomandante.

O coordenador do RondaS/GMN, R. Costa, adiantou que esse trabalho deve ser realizado periodicamente e já ocorreu nas unidades de saúde da África e da Redinha, e segue agora para as UBS do Parque das Dunas, Vista Verde e Pompéia. “A capacitação e palestras para os agentes patrimoniais da Saúde do município faz parte do trabalho do RondaS, que age ainda com patrulhamento diário 24h por dia em todas as regiões de Natal”, contou.

A operacionalização do serviço do RondaS/GMN segue um roteiro de patrulhamento previamente registrado por meio de um cartão-programa, que orienta os guardas municipais a visitarem diariamente todas as unidades de saúde, efetivando patrulhamento e captando as assinaturas dos diretores ou responsáveis pela gestão dos postos de atendimento médico de Natal. Esses gestores também dispõem do número de celular das viaturas que patrulham a sua área de localização, podendo o mesmo acionar a qualquer hora os guardas municipais.


Comente aqui