Governo

Governo realiza RN Invest em SP para apresentar potencialidades e atrair investimentos para o estado

O CICLO DE DEBATES FOI MARCADO POR APRESENTAÇÕES SOBRE OS PRINCIPAIS SETORES DO MERCADO POTIGUAR

O Governo do Rio Grande do Norte promoveu nessa segunda-feira, 4, no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, o RN Invest: um evento para apresentar as potencialidades do RN ao público empresarial e atrair investimentos para o estado. Elaborado no formato de Roadshow, o ciclo de debates foi marcado por apresentações sobre os principais setores do mercado potiguar, dentro da nova política de desenvolvimento econômico do Estado, e cases de sucesso de empresas sediadas no RN.

“Nossa aposta de desenvolvimento vem com um esforço concentrado para melhorar o ambiente de negócios no RN”, declarou a governadora Fátima Bezerra. E acrescentou: “reformulamos nossa política de incentivos fiscais e adotamos medidas para garantir segurança jurídica, eficiência e agilidade nos processos de licenciamento ambiental”. O diálogo com os setores, a profissionalização e modernização da gestão pública e a ética na administração foram as três principais diretrizes apresentadas pela governadora para a construção de políticas públicas que promovam o crescimento econômico e a geração de empregos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, reforçou a importância de uma política pautada no diálogo, e citou iniciativas como criação das Câmaras Setoriais, a realização das Feiras Regionais de Negócios, Ciência e Tecnologia a cada três meses, a modernização dos incentivos fiscais e a criação de novos incentivos, e o esforço do Governo em levar conectividade a todos os municípios do RN. “A conectividade hoje é indispensável para o desenvolvimento pleno”, defendeu o secretário.

O secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, deu início às apresentações abordando o programa “RN + Competitivo” e a modernização dos incentivos fiscais do Estado. Além da reelaboração do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial, que, ampliou o benefício de desconto de ICMS e beneficiou a interiorização da Indústria, o secretário falou sobre os regimes especiais adotados pelo governo para a abertura de centros de distribuição, abatedouros de carne e comércio atacadista.

O painel “Oportunidades de Investimentos” trouxe palestras com especialistas nas áreas de principal interesse na economia potiguar, como o professor do IFRN, Alexandre Rocha (mineração); o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca, Gabriel Calzavara (pesca oceânica); o coordenador de desenvolvimento energético da Sedec, Hugo Fonseca (energias renováveis); o assessor da Fiern, Fernando Antônio Bezerra (confecções) e o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos (fruticultura).

Investimentos de sucesso

Ao final, representantes de empresas situadas no território potiguar apresentaram o painel “Por que investir no Rio Grande do Norte”. Luís Barcelos, proprietário da Agrícola Famosa, maior produtora de melões do mundo, localizada em Mossoró, explicou os motivos de sucesso do empreendimento no Rio Grande do Norte, em especial os recursos naturais disponíveis no estado. “Eu sou testemunha viva de que ir para o RN é uma iniciativa fadada ao sucesso”, disse. Segundo o empresário, o povo potiguar é “extremamente acolhedor e trabalhador”.

O diretor-presidente do grupo Três Corações, Pedro Lima, destacou as medidas da atual gestão para tornar o estado mais competitivo. “A governadora Fátima Bezerra tem feito um trabalho dedicado e focado em medidas para colocar o Rio Grande do Norte no caminho do desenvolvimento”.

E o presidente do grupo Coteminas lembrou o pai já falecido, empresário José de Alencar, para ressaltar a decisão acertada de escolher o RN para investir. “Meu pai costumava dizer que o que importa é o bem comum, as políticas certas para nos colocarmos no caminho certo. E a governadora sabe o que é certo e está implementando no estado o que é certo”.

Marcelo Alecrim, membro do Conselho de Administração da ALE, lembrou do sonho de ver sua empresa grande, a trajetória até se tornar a maior empresa privada do estado na sua área de atuação e agradeceu o empenho da governadora Fátima Bezerra em estabelecer um ambiente de proximidade com a classe empresarial. “Vejo esse momento como um momento importantíssimo para o RN e o mais importante é a gente não ficar ilhado”. O empresário finalizou o painel demonstrando sua satisfação com a atual gestão do Estado em relação ao desenvolvimento econômico. “A empresa vai continuar no RN por uma promessa que você me fez, de olhar para os empresários, e fico feliz de ver que isso está dando resultado”.

Para os empresários que participaram, o evento teve uma avaliação bastante positiva. “Esse tipo de encontro é fundamental e tem de ser feito. Eu parabenizo a governadora pela iniciativa, porque o setor privado, ou seja, o investidor, quer ouvir da governadora quais são as visões, qual é a política, quais são os apoios. O empresário precisa ouvir isso da chefe do Executivo e não apenas ouvir falar. O governo do RN está de parabéns”, disse Sérgio Rodrigues Costa, CEO e fundador da empresa Streams Investimentos.


Deixe um Comentário